Cecane-Ufam orienta nutricionistas do interior sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar

Ao receber a nutricionista responsável técnica pela alimentação escolar Kelly Barbosa e o secretário de Educação de Alvarães, e também a nutricionista responsável técnica pela alimentação escolar Danyelle Arduini de Itamarati, representantes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane-Ufam) orientaram os visitantes sobre as atividades técnicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O encontro ocorreu no último dia 16 de janeiro.

No evento, foi abordado o passo a passos de aquisição dos gêneros da Agricultura Familiar para o PNAE, além de temas como recebimento de produtos, correto preenchimento do projeto de vendas, pesquisa de preço, elaboração dos custos do cardápio, compra de alimentos processados e descrição de alimentos para compor edital de chamada pública.

As parcerias de articulação para a agricultura familiar, a participação dos indígenas na chamada pública, a avaliação do estado nutricional dos escolares e as atividades de educação alimentar e nutricional foram outros importantes pontos explanados. Houve ainda a partilha e a troca de experiências vividas no dia a dia nos municípios, além de ter sido disponibilizado, por meio digital, vasto material referente ao PNAE.

A equipe do Cecane-Ufam se colocou à disposição para sanar possíveis dúvidas sobre a implantação da chamada pública municipal e demais questões (referentes ao PNAE) que posam surgir ao longo de 2019. A professora Regismeire Viana, que coordena o Cecane-Ufam, e as agentes PNAE Elisabete França e Lorena Nascimento também estiveram presentes.

Ufam participa de formação com agricultores familiares em Rio Preto da Eva

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane-Ufam), vinculado à Faculdade de Medicina (FM) e sediado no Núcleo de Atividades Integradas do Instituto de Ciências Biológicas (NAI-ICB), participou do encontro de formação sobre o processo de aquisição da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE), no último dia 15 de janeiro, em Rio Preto da Eva.

O encontro foi promovido pela Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação do Rio Preto da Eva, e teve por objetivo capacitar os agricultores familiares no processo de compra da agricultura familiar para o PNAE. Desse modo, é mantido o percentual de compra de 30% do recurso fornecido pelo governo federal, conforme a Lei n°11.947/2009.

A atividade ocorreu na Escola Municipal João Luiz Hartz, localizada no ramal ZF9 de Rio Preto da Eva e teve participação de 27 agricultores familiares, além do gerente local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas e do Coordenador da Alimentação Escolar do município.

A palestra ministrada pela professora Regismeire Viana Lima, coordenadora de gestão do Cecane-Ufam, abordou a importância da agricultura familiar para o PNAE e os dez passos para a aquisição da agricultura familiar para o PNAE. Durante a palestra, houve participação ativa dos agricultores familiares. Eles esclareceram suas dúvidas sobre a temática e expuseram vivências quanto ao processo de venda para o PNAE.

Daest informa sobre não funcionamento de 30/1 a 1/2

O Departamento de Assistência Estudantil (Daest), vinculado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, informa que no período de 30 de janeiro a 01 de fevereiro (quarta, quinta e sexta-feira) não haverá atendimento ao público em razão de realização de planejamento de atividades para 2019.

O atendimento voltará ao normal no dia 4 de fevereiro.