Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam lança edital para projetos de extensão na pós-graduação
Início do conteúdo da página

Ufam lança edital para projetos de extensão na pós-graduação

Acessos: 134

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Extensão da UFAM (Proext), publicou o Edital nº 006/2026 – PROEXT-PG Ufam (Emergencial), voltado à submissão e seleção de projetos de extensão de curta duração coordenados por estudantes da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). A chamada é inédita, inaugura uma nova modalidade de extensão, prevê apoio financeiro de até R$ 50 mil e integra ações institucionais de promoção da equidade, dos direitos humanos e da justiça social.

Acesse o edital completo AQUI

O edital tem caráter emergencial e está alinhado ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, priorizando iniciativas voltadas à promoção e garantia da vida de meninas e mulheres. Os interessados têm até o dia 23 de fevereiro para se inscrever AQUI. A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado dia 2 de março e o resultado final dia 5 de março. 

Os projetos selecionados deverão ser executados entre março e junho de 2026, com envio do relatório final em até 30 dias após a conclusão das atividades. Ao todo, até 50 projetos poderão receber auxílio financeiro de R$ 1.000,00 para cada proposta selecionada, pago em parcela única ao discente coordenador. O recurso é destinado exclusivamente à execução das atividades previstas e não possui natureza de bolsa de estudo ou permanência.

Quem pode participar

Podem submeter propostas estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu da Ufam (acadêmicos, profissionais, interinstitucionais, em rede ou associados). As ações devem ter relação com o projeto de pesquisa do proponente.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Flávia Melo, a chamada incentiva ações educativas, culturais, artísticas ou de intervenção social, como oficinas, cursos, rodas de conversa, produção de cartilhas, aplicativos, cartografias, testes de protótipos, podcasts, além de ações de escuta e acolhimento.

“É a oportunidade do pós-graduando desenvolver ações de extensão breves que podem funcionar como dispositivos de produção de dados para as suas pesquisas, ou seja, não são atividades paralelas, mas ações complementares e intencionalmente construídas para observar práticas, discursos, decisões ou interações.Os projetos devem ter relação com a pesquisa de mestrado ou doutorado, e ser realizados em curtíssimo prazo, em qualquer período entre os meses de março e julho”, explicou a pró-reitora. 

Eixos temáticos

As propostas devem se enquadrar em pelo menos um dos seguintes eixos: Enfrentamento ao racismo e às desigualdades étnico-raciais; Prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres e do feminicídio; Promoção dos direitos de pessoas trans, com respeito ao nome social; Apoio às ações da Ouvidoria da Mulher da Ufam; Valorização e defesa dos direitos dos povos indígenas; Inclusão de meninas e mulheres nas áreas STEM; Combate ao abandono de animais domésticos no campus.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página