Proext promove `Desperta Ufam´ na quarta-feira, 5 de junho

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam 

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam), por meio do Departamento de Politicas Afirmativas (DPA), convida a comunidade acadêmica para participar no próximo dia 5 de junho, o evento Desperta Ufam. A atividade acadêmica acontece das 8h30 às 12h, no Centro de Convivência, localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

O evento tem por objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica para a responsabilidade socioambiental a partir da campanha `Ufam eu cuido´, articulado pelo Projeto Pé-de-Ventro em parceria com a Faculdade de Educação (Faced), Faculdade de Artes (Faartes), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).  

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas Afirmativas (DPA) da Proext, professora Cláudia Guerra, Diretora do DPA, professora Cláudia GuerraDiretora do DPA, professora Cláudia Guerrao dia 5 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente que coincide com as atividades que serão desenvolvidas na Universidade. Nesse sentido, a data foi pensada para que a comunidade acadêmica acordasse para a necessidade de preservação ambiental, disse à professora que acredita que devido a localização da Universidade na maior floresta urbana é preciso cuidar daquilo que nós temos. “É lixo na lixeira, não rabiscar os banheiros e  manter as áreas limpas”, completou a diretora.

A docente destacou a participação da Semulsp através do subsecretário, Eisenhower Campos, que terá a intervenção dos garis da alegria. Segundo ela, o evento será um momento de atividades com a participação da Faartes, Faced e ICB em que será apresentado atual situação da Universidade, no que diz respeito ao lixo e a área de preservação ambiental. A professora convoca os alunos para participarem efetivamente da ação, assim como os professores que segundo ela, é uma batalha incansável quanto à preservação ambiental.

Guerra disse que durante o evento será lançado o Programa de Coleta Seletiva e assegura que a comunidade universitária precisa fazer a tarefa de casa. Conforme a diretora do DPA, a procura de patrocinadores para essa causa poderá banir a utilização de copos plásticos na Universidade. “Nós queremos plástico 100% biodegradável em que a comunidade acadêmica possa vestir a camisa da preservação. Nós precisamos de alunos conscientes da atual conjuntura que vivenciamos”, alertou a diretora.

A docente disse que a pichação nos banheiros da Universidade é inaceitável, principalmente numa Universidade Pública considerada local de ensino e formadora do cidadão. “É um grito de consciência ao cidadão. Os alunos serão os multiplicadores”, completou a diretora.

Dentro da programação, Cláudia Guerra destacou presença do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e as palestras da prefeita da PCU, arquiteta Carmem Viana, a do subsecretário da Semulsp, Eisenhower Campos e o Teatro da Igreja Santíssima Trindade.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Programação Desperta Ufam.png)PROGRAMAÇÃO[ ]147 kB