Evento ‘Tecnologia e Ambiente’ do PPGCASA aborda temas que valorizam soluções sustentáveis

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGCASA/Ufam) promoveu, na semana passada (de 3 a 7 de junho), o evento ‘Tecnologia e Ambiente’, onde reuniu especialistas de diversas áreas para discutir a respeito de tecnologias e iniciativas empreendedoras. No último dia do evento, as abordagens e os debates sobre o uso da tecnologia permearam as discursões sobre as experiências empreendedoras e seus reflexos na preservação do meio ambiente.

Com inúmeras apresentações e debates sobre o uso da tecnologia e iniciativas empreendedoras, o evento ‘Tecnologia e Ambiente’, contou com uma vasta programação em seu último dia. Palestras como ‘Oportunidades de financiamento de projetos em Bioeconomia’, ‘Sustental Projetos’, ‘Startup Residuum Engenharia Reversa’, entre outras, foram algumas das apresentações realizadas no último dia do evento.

As apresentações expuseram ações socioeconômicas empreendedoras e criativas que impactam na manutenção da preservação do meio ambiente. O último dia do evento, que trouxe ao debate as ações e experiências dos palestrantes, abordou temas que valorizam soluções sustentáveis que resultam na melhoria da qualidade de vida da população.  

Veja como foi a programação de encerramento do evento:     

Tecnologias e iniciativas empreendedoras

Data: 7/06/19 (sexta-feira)

Local: auditório Paulo Burhein  – Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho – Universidade Federal do Amazonas

Programação:

9h – 9h30: Palestra 1: Oportunidades de financiamento de projetos em Bioeconomia

Palestrante: Daniel Melo – Instituto Certi Amazônia

Graduado em Engenharia Elétrica e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas. Especializou-se em Sistemas Móveis e Convergentes pela Universidade do Estado do Amazonas e atualmente é Doutorando em Engenharia Industrial pela Universidade do Minho em Portugal. Iniciou a carreira na indústria de computadores na década de 90, onde assimilou e transferiu conhecimentos nas áreas de qualidade, manufatura e Engenharia de Processo. Exerce cargo administrativo e de gestão no Instituto Certi Amazônia, onde atua como Controller Financeiro há um ano. Atuou nesta instituição nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Processos Produtivos, acumulando mais de 18 anos em atividades de P&DI. É certificado em Scrum Master, Scrum Product Owner e possui experiência de mais de 8 anos na aplicação da metodologia PMBOK em projetos de cunho tecnológico. Também exerce atividades acadêmicas, sendo professor de cursos de especialização em Gerenciamento de Projetos, Produção e Qualidade.

9h30 às 10h - Palestra 2: Startups e Sustentabilidade na Amazônia

Palestrante: Euler Guimarães

Graduado em Administração de Empresas pela UFAM. Pós-graduado em Gestão pela Qualidade Total. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. É Mestre em Economia Aplicada pela Tokai University. Doutorando em Ciência do Conhecimento pelo Japan Advanced Institute of Science and Technology (JAIST). É CEO na Teewa Tecnologia. Atuou como pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e coordenou a Incubadora da FUCAPI e da UNINORTE em Manaus.

Iniciativas empreendedoras

10h às 10h15: Instituto Amazônia Mais

Instituição não governamental e sem fins lucrativos que cria soluções e conexões para manter a floresta viva, através do incentivo ao empreendedorismo, a valorização cultural, a criatividade e a busca de novas tecnologias que ajudem na preservação do meio ambiente e proporcionem qualidade de vida às pessoas.

Palestrante: Jaqueline Martins

Formada em Turismo pelo CUNI-FAMETRO, assessora de projetos do Instituto Amazônia Mais. Cursando pós-graduação na área de Preservação do Patrimônio Público Histórico Cultural em meio ao centro urbano.

10h15h às 10h30: 2S

A 2S Soluções Sustentáveis é uma empresa especializada em soluções em eficiência energética, monitoramento para gestão de energia, bombas de água solar, integradora da marca WEG em sistemas solares fotovoltaicos.

Palestrante: Haroldo Nunes

10h30h às 10h45: Plataforma Atlas Amazonas

Plataforma digital com a visualização informacional dos indicadores relacionados aos ODS definidos pela ONU com enfoque no Amazonas.

Palestrante: Danilo Egle Santos Barbosa

Doutor pelo Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais das Universidades de Aveiro e do Porto, em Portugal. Possui especializações em: Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal do Amazonas e em Cinema, Tv e Mídias Digitais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Relações Públicas, também pela Universidade Federal do Amazonas Hoje, desenvolve tese de doutoramento sobre serviços eletrônicos em iniciativas de governo eletrônico em políticas públicas de meio ambiente e atua como gestor da empresa Comunidados, trabalha com prestação de serviços em comunicação organizacional com projetos que envolvem tecnologia da informação.

10h45h às 11h: Sustental Projetos

Empresa social de impacto com foco na elaboração de projetos, captação de recursos, gestão de projetos socioambientais, prestação de contas e oficinas de formação em prol da sociobiodiversidade e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Palestrante: Mariana Sena

Mariana Sena é descendente de extrativistas e povos nativos da Amazônia, morou 2 anos nos EUA realizando trabalhos voluntários e estudando a língua inglesa. Atuou na área de comércio exterior para multinacionais no Polo Industrial de Manaus, mas sempre desejou aplicar as teorias de relações comerciais de forma sustentável.  É especialista em Projetos Sustentáveis pela UFPR, formada em Eng. Ambiental, já teve mais de 15 projetos aprovados para grupos de povos tradicionais da Amazônia. Possui 5 anos de experiência em dinâmicas comerciais em Unidades de Conservação e organização de grupos sociais. É mãe de um manauara de 10 anos de idade (maior amor de sua vida). Acredita que o desenvolvimento sustentável é o único caminho de desenvolvimento daqui pra frente, por isso é empreendedora e está a frente da Sustental, negócio de impacto com foco em elaboração e gestão de projetos socioambientais desde 2014.

11h às 11h15: Startup Residuum Engenharia Reversa

A Residuum é uma startup cleantech que simplifica, otimiza e automatiza os processos de gestão de resíduos sólidos recicláveis em empreendimentos residenciais, comerciais e industriais afim de executar a engenharia reversa dos materiais passíveis de reciclagem.

 

Palestrante: Maurílio Correia

 

Engenheiro Ambiental pelo UNINORTE Laureate Internacional Universities. É Técnico em Agropecuária formado pela Escola Agrotécnica Federal de Manaus, tem experiência na área agropecuária com ênfase em manejo animal e florestal na Reserva Indígena Waimiri Atroari. Atuou também na fiscalização agropecuária de insumos oriundos para o Polo Industrial de Manaus em área alfandegária no Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional, órgão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Fundador e CEO da Startup Residuum Engenharia Reversa.

 

11h15 às 11h30: Startup Onisafra

A Onisafra é uma startup que visa uma nova forma de consumo que conecta agricultores locais com consumidores por meio de uma plataforma online.

Palestrante: Macauly Souza

Engenheiro Agrônomo e mestrando em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas. Fundador da startup Onisafra, uma plataforma que conecta agricultores com o mercado. Preside a Comissão Jovem da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas.É membro do Global Shapers Manaus, da comunidade de startups Jaraqui Valley e community leader Techstars em Manaus.

11h30 – 12h: Apresentação de aplicativos:

Monitora aí: Solução gratuita desenvolvida no1º Amazon Hackfest com o intuito de melhorar a transparência do sistema de transporte público e facilitar sua mobilidade urbana.

Larissa da Silva Pessoa

Dayara dos santos Lisboa

Luís de Gonzaga Mota Pinto Filho

Adriano Lira das Neves

Evaldo patrik dos Santos Cardoso

Thaís Rodrigues Nascimento

 

Guardião Verde

O Portal Guardião Verde foi criado com o intuito de apresentar à população, de forma descomplicada e simples, informações a respeito de Compensações Ambientais geradas por Licenciamentos Ambientais no Estado do Amazonas.

Visando a transparência de dados e colaborando com o controle e conscientização social quanto ao dinheiro e ações públicas realizadas nesse âmbito.

 

Encerramento da Semana: Resumo das atividades.