Ufam acolhe programação do 10° ConfOA entre os dias 1° e 4 de outubro

A 10° Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA)  ocorre entre 1° e 4 de outubro de 2019, em Manaus, que terá parte da programação nas dependências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

A ConfOA objetiva reunir as comunidades portuguesa, brasileira, bem como dos restantes países lusófonos, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a ciência aberta, em todas as suas dimensões, como o acesso aberto a publicações e a dados de investigação.

A Conferência é organizada pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e, conjuntamente, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

No dia 1° de outubro, ocorrerá a solenidade de abertura e um pré-workshop. Já nos dias 2 e 3,  serão realizados workshops, enquanto o pós-conferência está previsto para o dia 4.

Mais informações no site: http://confoa.rcaap.pt/2019/

Quase 60 indígenas do Alto Solimões concluem primeira etapa da formação de professores

 
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Ao todo, 57 acadêmicos oriundos dos municípios de Benjamim Constant, São Paulo de Olivença e Tabatinga, no Alto Solimões, concluíram a primeira etapa do curso de Formação de Professores Indígenas, esta promovida por intermédio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) no interior.

A turma, formada por indígenas das etnias Tikuna e kokama, teve o apoio do Instituto de Natureza e Cultura (INC), Unidade Acadêmica da Ufam localizada em Benjamin Constant. Essa é uma das turmas de um total de cinco que estão em andamento, com oportunidades em São Gabriel, Lábrea, Manicoré e no Médio Solimões. Até o momento, três turmas já se formaram.

O curso foi coordenado pela professora Jonise Nunes, enquanto a professora Rita Floramar atuou na função de coordenadora de avaliação. No Seminário parcial de avaliação, os estudantes decidirão em que área eles devem atuar, dentre estas: Exatas e Biológicas; Humanas e sociais; Letras e Artes. Após a escolha, prosseguem estudando na área específica.

Licenciatura Indígena

Trata-se de um curso com características específicas e diferenciadas, criado em atendimento a uma demanda dos povos indígenas.  Na Ufam, as atividades são desenvolvidas com o financiamento do Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de dar apoio à formação superior de professores que atuam em escolas indígenas de educação básica.

Reunião Anual da SBPC ocorre em julho. Inscrições abertas para submissão de trabalhos

Com informações
Jornal da Ciência - SBPC

As inscrições para a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS), já estão abertas. O evento terá como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. Acesse o site da 71ª Reunião Anual: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/

A Programação Científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica). Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas).  O evento será encerrado com mais uma edição do Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Os interessados em submeter trabalhos terão até 11 de março de 2019 para fazer a inscrição e o pagamento da taxa, mas o evento também contará com um limite de mil trabalhos que, se for atingido, poderá antecipar o encerramento do prazo.

A inscrição online sem o envio de trabalho poderá ser feita até 19 de julho de 2019. A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. Para quem quiser submeter trabalho para apresentação na forma de pôster, frequentar minicurso ou ainda obter o material do evento, serão cobradas taxas cuja informação está disponível nas Normas de Inscrição.

A Reunião Anual

A SBPC foi criada em 1948 e é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui mais de 140 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e cerca de 5 mil sócios ativos.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Comissão de implantação do SEI na Ufam realiza capacitação entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro

A comissão de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Ufam, em parceria com a Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD/Progesp), realiza entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro mais uma capacitação para servidores sobre a ferramenta eletrônica de processos administrativos SEI/ Usar (Usuários), desta vez para a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

O curso será ministrado no Centro de Educação a Distância (CED), localizado no setor Sul, bloco N, próximo à Prefeitura do Campus Universitário, no horário de 8h as 12h. São 20 vagas disponíveis para os servidores da pró-reitoria, com carga horária de 12 horas, e as inscrições são online até o dia 25 de janeiro, conforme orientações encaminhadas por e-mail.

Implantação do SEI na Ufam

O Sistema Eletrônico de Informações está sendo implantado por etapas na Ufam. O projeto piloto iniciou no dia 05 de julho de 2018. Gabinete da reitoria, Diretoria Executiva (Direx) e Auditoria iniciaram a primeira fase de implantação, com o recebimento de Ofícios no âmbito da Administração Pública Federal. Após essa fase, a implantação tem sido gradativa. Dentre as unidades que já receberam a capacitação para utilização do sistema, está a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesp).

Nesse sentido, a fim de agilizar o processo de implantação, a Comissão informa à todas as unidades que desejam receber o SEI, que realizem o cadastro no Portal do Técnico (Acesse) ou no Portal do Professor (http://professor.ufam.edu.br/sistema/professor/login.php); e façam o curso SEI USAR EAD, da Escola Virtual de Governo (https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo).

Cabe ressaltar que a implantação do SEI na Ufam atende ao disposto no Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que determina o uso do meio eletrônico para a realização de processo administrativo nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e encontra-se em consonância com as diretrizes estratégicas ligadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam (2016-2025), que tem como foco a modernização administrativa.

Informações: (92) 3305-1181, Ramal 2763 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Setor Sul, Bloco H (bloco de Letras-Libras), ao lado do Restaurante Universitário (R.U).

Site:  http://portalsei.ufam.edu.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Protec e Faced publicam segunda edição da Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva

Por Samuel Vinente
Protec

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) e a Faculdade de Educação (Faced) publicaram a segunda edição da Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva. A revista, que possui periodicidade semestral, foi lançada em dezembro de 2017 e atualmente é o único periódico sobre Educação Inclusiva da Região Norte.

A edição atual conta em sua estrutura com um editorial, uma revisão de literatura, seis relatos de pesquisa e três relatos de experiência. Os temas compreendem ensino de língua portuguesa e matemática para deficientes visuais; linguagem e escrita; organização política de pescadores; atuação de bidocentes; programa de reconhecimento do alfabeto por deficientes intelectuais; letramento de surdos; ludicidade e formação de professores de Educação Física.

Os autores são oriundos de diversas instituições tais como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam); a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); a Universidade Federal de Rondônia (Unir); a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF - Baiano); a Prefeitura Municipal de São Carlos (SP); o Centro Universitário do Norte (Uninorte) e o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP).

Ao longo de 2018 o Comitê Editorial da revista recebeu mais de 95 artigos e contou com a colaboração de mais de 40 consultores Ad Hoc para avaliação dos textos, além de 20 membros voluntários dos Comitês Científico e Técnico. A edição atual pode ser acessada no Portal de Periódicos da Ufam, por meio do link  periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva/.

Próximas Edições

No fim de janeiro será publicada a primeira edição de 2019, com o ‘Dossiê Temático 10 anos de Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva’, para o qual foram submetidos mais de quarenta artigos.

Ainda em 2019 será lançada uma edição especial com o Dossiê Temático ‘Educação, Direitos Humanos e a luta contra o retrocesso’. Podem ser encaminhados via portal da revista relatos de pesquisa, relatos de pesquisa, ensaios teóricos, resenhas e revisões de literatura. O prazo para envio vai até o dia 31 de maio.

Independente do encaminhamento de textos para os Dossiês Temáticos, a revista recebe em fluxo contínuo artigos que abarquem temas como Alfabetização, Diversidade, Educação de Jovens e Adultos, Política Educacional, Formação de Professores, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e outros correlatos à educação.

Faculdade de Medicina divulga Treinamento para Emergências Cardiovasculares

Foto: reproduçãoFoto: reproduçãoEstão abertas as inscrições para o curso oficial de Treinamento para Emergências Cardiovasculares (Teca), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), voltado para médicos e alunos do 6º ano da graduação em Medicina. As vagas são limitadas, disponíveis até 18 de janeiro. O treinamento será nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O curso é em nível Avançado (Teca A) com as últimas diretrizes internacionais para atuação em Emergências Cardiovasculares, adaptadas a realidade nacional, e promove a formação no atendimento, por meio da simulação realística para uma abordagem sistematizada (Saiba mais).  Professores da Faculdade de Medicina da Ufam, dentre eles a docente Marlúcia Nobre, do Departamento de Clínica Médica, estão entre os coordenadores do treinamento.

As inscrições são presenciais na Sociedade Brasileira de Cardiologia, seção Amazonas, localizada na Rua Acre, nº 12, Sala 107, 1º Andar, Edifício Cemom, Bairro Nossa Senhora das Graças.

Informações: (92) 3584-6285 / 98156-0232.