Cine e Vídeo Tarumã aborda fatos políticos e suas consequências na programação

 

A programação da próxima semana no Cine Vídeo Tarumã envolve três longas-metragens que discutem as diversas versões de um fato político e suas consequências. Os filmes exibidos serão os clássicos dos anos 70 ‘Z’ e ‘Sacco e Vanzetti’. Aproveitando também a prisão equivocada do polêmico jornalista e ativista Julian Assange, será apresentado o documentário ‘Risk’. As sessões ocorrem na segunda, 27, quarta, 29, sexta-feira, 31, e são gratuitas. O Cine Vídeo Tarumã é um projeto de extensão da Ufam e funciona no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS.

Iniciado a semana na segunda-feira (27), será exibido ‘Z’, do celebrado cineasta grego Costa-Gravas. O filme é considerado um clássico do cinema político dos anos 70 e é também uma das principais obras do diretor, que também já fez ‘Estado de Sítio’ e ‘Desaparecido’. O filme conta no elenco com o ator Yves Montand e retrata um momento delicado na história de um país fictício à beira de uma ruptura institucional. Quando um político é morto em um acidente, começam a surgir dúvidas quanto a este fato e, na medida que o juiz responsável pelo processo investiga o caso, revela-se um grande jogo de corrupção e disputas de poder.

Na quarta-feira (29), é a vez de exibir ‘Sacco e Vanzetti’, do italiano Giuliano Montaldo. Conhecido pelo seu cinema político, Montaldo traz neste filme uma história de injustiça contra dois anarquistas acusados de realizar um roubo e matar um segurança. O filme conta com a trilha sonora de Ennio Morricone e ficou bastante conhecido por suas músicas cantadas por Joan Baez, grande nome da música americana na época. 

Dia 31, sexta-feira, finalizando a semana, será exibido o documentário ‘Risk’, da diretora Laura Poitras. Ela é conhecida pelo seu trabalho anterior ‘Citizenfour’, com o qual recebeu o Oscar de Melhor Documentário. Neste novo projeto, Poitras segue dando foco a uma personalidade central no esquema de invasão de privacidade realizado pelo governo dos Estados Unidos. A prisão recente de Julian Assange só complica ainda mais esta questão, já que as acusações que o fundador do Wikileaks enfrenta pelo Departamento de Justiça dos EUA põe em sério risco a liberdade de imprensa. No documentário, a diretora explora a figura de Assange construída nos últimos 10 anos, entrando no campo de suas polêmicas e suas convicções políticas

 

Flet promove palestra sobre mobilidade para Espanha, nesta sexta-feira, 24

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam 

O representante da Embaixada da Espanha, professor David Benito proferirá palestra sobre mobilidade estudantil para Espanha, promovida pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam). O evento acontece nesta sexta-feira, 24, às 11h, na Sala 1-A, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

De acordo com o interlocutor do evento e professor da Flet, do Curso de Língua Espanhola, Saturnino Valladares, a palestra é a possibilidade de esclarecer ao aluno da Universidade, os processos de acesso ao programa de mobilidade Estudantil para a Espanha, em que o discente de graduação ou pós-graduação poderá complementar seus estudos em diversas áreas do conhecimento.  

O professor Saturnino Valladares exemplifica a oportunidade de estudar naquele país hispânico. É o caso da aluna Taís Carvalho, do 7º período, que irá aperfeiçoar o estudo da língua espanhola no próximo semestre na Universidade Santiago de Compostela (USC). Fundada em 1495, a USC é a principal e mais antiga universidade da Galiza, a sétima mais antiga da Península Ibérica e uma das mais antigas do mundo. A Universidade constituem 19 Faculdades.   

Inscrições abertas para treinamento de uso das bases de dados Clarivate Analytics

 
Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

A Biblioteca Central informa que estão abertas as inscrições para treinamento de uso das bases de dados e gerenciador de referência da Clarivate Analytics. Ao todo, são disponibilizadas 200 vagas para a comunidade acadêmica e a capacitação ocorre no dia 12 de junho, das 9h às 16h, no Auditório Paulo Buhrheim - setor Sul do campus Universitário.

As inscrições seguem enquanto houver vagas e podem ser feitas por meio do link https://doity.com.br/treinamento-bases-de-dados-clarivate. Quem ministrará o treinamento é a especialista da Clarivate Analytics, Mônica Silveira, e as bases de dados abordadas serão: Web of Science (WOS), Derwent Innovation Index (DII), Journal Citation Report (JCR) e EndNote Online.

Sobre as bases

Web of Science (WOS), coleção principal: A WOS é a mais renomada e confiável plataforma de busca de citações científicas do mundo.

Derwent Innovation Index (DII): Base de busca e análise de patentes globais, fornece todas as informações necessárias para fundamentar as decisões mais precisas sobre propriedade intelectual e estratégias de negócios.

Journal Citation Report (JCR): O JCR é a maior fonte para avaliar revistas científicas.

EndNote Online: O EndNote é um gerenciador de bibliografia, permite fazer a formatação automática da bibliografia de suas pesquisas, organizar as referências e criar sua própria biblioteca de referências.

Mais informações: http://biblioteca.ufam.edu.br/noticias/386-treinamento-para-uso-de-base-de-dados-clarivate-analytics

Proext realiza 1º Fórum dos Coordenadores dos Programas de Extensão, nesta quinta-feira, 23

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam) promove nesta quinta-feira, 23, às 9h, o I Fórum dos Coordenadores dos Programas de Extensão que acontece no auditório Altair Fernandes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), prédio 1, 3º andar, Setor Sul do Campus Universitário.

O Fórum objetiva discutir sobre as metodologias desenvolvidas nos programas de extensão e de como se articulam com os projetos pedagógicos de cursos. O evento faz parte de uma estratégia de pesquisa do Programa de Iniciação Científica - Pibic/Propesp, em que a acadêmica Luany Coelho, bolsista, investiga as Metodologias desenvolvidas nos programas de extensão e de como estas se articulam com os projetos pedagógicos de cursos.

Participam do evento os coordenadores dos Programas de Extensão juntamente com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão, por meio do Departamento de Projetos e Programas de Extensão (Dproex) que articula, controla e organiza a execução de propostas Pace, Pib Ex, Parec, Ligas Acadêmicas e Programas de Extensão, assim como,  elabora editais relativos a estas modalidades.

Na programação, acontece a abertura do evento, às 9h, que contará com a participação do titular da Proext, professor Ricardo Bessa. Entre 9h30 e 10h, acontece mesa redonda composta pela diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão Universitária (Dproext), professora Maria de Nazaré de Lima Ramos e pelo diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Impactos e Ações de Extensão Universitária (DEAA), professor  Almir Menezes e pela coordenadora dos Programas de Extensão, Rita Costa. Às 10h, debates sobre as metodologias dos programas de extensão com seus (suas) respectivos (as) coordenadores(as).

O Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Impacto das Ações de Extensão (DEAA),  que também faz parte da equipe da Proext, acompanha a execução e avalia os impactos das ações de extensão da que pró-reitoria. O evento tem sua institucionalidade a partir do Parec/Proext, em que as ações estão fundamentalmente pautadas na indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão.

Acesse o projeto aprovado pelo PIBIC, com o esboço da programação:

 

 

 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (PIBIC-PROGRAMAS DE EXTENSAO E SUA INTERFACE COM OS PROJETOS PEDAGOGICOS DE CURSO)Projeto[ ]232 kB
Fazer download deste arquivo (Programacao Forum 2 (1).jpg)Programação[ ]220 kB

PPGCASA abre inscrições para a Semana do Meio Ambiente 2019, de 3 a 7 de junho

 
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGCASA/Ufam)  promove a Semana do Meio Ambiente 2019 cujo tema é “Tecnologia & Ambiente: Novos Rumos para a Sustentabilidade na Amazônia”. O evento reúne, de 3 a 7 de junho, especialistas da área e a abertura será no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), localizado no Setor Sul do Campus Universitário.  As inscrições poem ser feitas em  https://www.even3.com.br/semeambufam2019/

O evento faz parte da comemoração do Meio Ambinete. Na programação, o painel de abertura denominado 'Papo Verde: Os possíveis impactos da tecnologia sobre o meio ambiente' terá a participação da coordenadora do PPGCASA, professora Maria Olívia Simão, tendo como mediadora a  professora Lúcia Maria Corrêa Viana, juíza de Direito, pesquisadora e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Santa Teresa.

Seguindo a programação, haverá distribuição de mudas e mostra de trabalhos escolares com exposição de banners que têm como objetivo socializar práticas educativas na área de meio ambiente e sustentabilidade, assim como o plantio simbólico de duas mudas representando as turmas de mestrado e de doutorado do PPGCASA, com ingresso em 2019/1.

Visita, oficina e palestra

No dia 6, haverá uma visita a Comunidade do Tupé, quando será demonstrado o uso de drone para na avaliação de áreas degradadas e será realizada uma oficina de utilização de sacolas plásticas para confecção de bolsas. Essa atividade ocorre no  Centro Social da comunidade São João do Tupé.

No último dia, 7, o quadro “Tecnologias e iniciativas empreendedoras” contará com a palestra “Oportunidades de financiamento de projetos em Bioeconomia, cujo palestrante é Daniel Melo, do Instituto Certi Amazônia. A palestra será na Sala Vitória Régia, no prédio do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), localizado no setor Sul do Campus Universitário.

 

 

 

 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Programação Semana do Meio Ambiente UFAM 2019-convertido.pdf)ACESSE A PROGRAMAÇÃO[ ]168 kB

Evento comemora os 10 anos do Parfor no Norte do Brasil nos dias 23 e 24 de maio

 
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

O ForParfor Norte faz parte do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), por meio do qual são promovidas as discussões sobre organização, gestão e andamento das ações pelos coordenadores e interessados.

Em 2019, o seminário comemora os dez anos de atuação do Programa na Região Norte do Brasil, nos dias 23 e 24 de maio, e será no Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan), localizado na Avenida Perimetral D, 1984, Japiim II.

Com o tema ‘Impactos e perspectivas’, o evento tem dois principais objetivos: promover a integração entre o Parfor e as Universidades/Institutos, Secretarias Municipais de Educação e Secretarias Estaduais de Educação dos estados da região Norte; e refletir e debater as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores e professoras da rede pública de Educação Básica nos estados do Norte do País.

 

Programação

Dia 23/05/2019 – Quinta-feira

08h – Credenciamento

09h30 – Mesa de Abertura – Coral da Seduc

10h30 – Palestra: Constituição do ForParfor e seus impactos na defesa da formação de professores.Mark Assen

12h – Almoço

14h – Mesa Redonda: SEDUC e políticas de formação inicial e continuada.

Secretarias de Educação. Mediador: Mark Assen

15h30 – Intervalo

16h – Apresentação dos dados da formação docente por Estado.

Representantes por Estado, estes indicados pelos Coordenadores Gerais.

Dia 24/05/2019 – Sexta-feira

08h30 – Palestra: A formação de professores no contexto amazônico, seus desafios e possibilidades. Prof. Evandro Ghedin

10h – Mesa Redonda: Políticas e práticas no âmbito dos programas de formação de professores. Forparfor, ForPibid, Forundir, ANPED, ANFOPEMediadora: Heloísa Borges.

11h – Apresentação de trabalhos: Apresentação e avaliação de banner: Produções acadêmico-científicas e culturais do PARFOR no Norte do Brasil. Comissão de Avaliação.

12h– Almoço

14h30 – Mesa Redonda: Os 10 anos do PARFOR no Norte do Brasil.

Profa. Josenilda Maués/ Profa. Ana Cássia/ Profa. Heloísa Borges

Mediadora: Profa. Sheila Maysa Gordo

15h30– Intervalo

16h– Carta de Manaus (elaboração, discussão e aprovação)

Coordenadores PARFOR

18h– Encerramento. Diretoria ForParfor Norte

19h30– Passeio ao Teatro Amazonas

Saiba mais

O Parfor é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) cujo objetivo é induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (FOLDER-PROGRAMA.pdf)FOLDER-PROGRAMAÇÃO[ ]805 kB