Iniciativa da Gerência Multidisciplinar em Telessaúde da Ufam, palestra foi proferida no  Dia mundial de combate à hipertensão 

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta sexta-feira, 26, o cardiologista do Hospital Francisca Mendes e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional do Amazonas, João Marcos Benfica, proferiu a palestra “Infarto cardíaco - como prevenir”. 

Alusivo ao Dia Mundial de combate à hipertensão, comemorado nesta sexta-feira, 26, o evento foi realizado na sala de reuniões da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), térreo do Prédio da Reitoria a Ufam. 

Prevenção

A diretora da Gerência Multidisciplinar em Telessaúde da Ufam, Adriany Alves Araújo, afirma que a gerência sob sua direção tem como objetivo contribuir para que todos os servidores da Ufam tenham acesso a informações sobre a prevenção de doenças. “A Gerência Multidisciplinar em Telessaúde da Ufam, através de seus recursos tecnológicos, objetiva  alcançar os servidores da UFAM  quanto à  promoção à saúde e à prevenção de doenças juntamente com seus parceiros SIASS, DDP, DSQV”, elencou a gestora.

Envelhecimento saudável

O palestrante destacou o aumento da expectativa de vida no Brasil e orientou os participantes quanto aos hábitos que conduzem a um envelhecimento mais saudável. “Hoje a expectativa de vida no Brasil aumentou, mas é preciso envelhecer com qualidade. Iniciativas como medir a pressão pelo menos uma vez por ano; praticar atividades físicas cinco vezes por semana; evitar a obesidade e adotar uma alimentação saudável estão entre os mandamentos para conduzir uma vida saudável para todos, principalmente, para as pessoas com idades mais avançadas”, recomendou o palestrante, que teve sua conferência transmitida ao vivo para o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), unidade acadêmica da Ufam no município de Itacoatiara e para o Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC).

Próxima atividade

O próximo evento promovido pela Gerência Multidisciplinar em Telessaúde será o II Circuito de Saúde do Servidor, o qual será realizado no dia 30 de maio, das 9 às 11h, no Centro de Convivência da Ufam e abordará o tema Doenças comuns na Infância. 

 

 

O Departamento de Assistência Estudantil informa que, em função dos feriados da semana Santa, não haverá funcionamento dos RU's do Campus Universitário (Setores Norte e Sul) de 18 a 20 de abril. 

A professora Vera Lúcia Bentes assumirá a direção do Instituto; o professor Carlos Ramon Brito será o novo coordenador acadêmico e o TAE Paulo Rômulo de Matos o novo coordenador administrativo do ISB.

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

No próximo dia 15 de abril, às 8h30, será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), unidade da Ufam no município de Coari.

A nova diretoria - composta pelos professores Vera Lúcia Bentes (diretora); Carlos Ramon Brito (coordenador acadêmico) e TAE Paulo Rômulo de Matos (coordenador administrativo) - foI eleita para dirigir o ISB durante o quadriênio 2019 – 2023.

A nova diretora, professora Vera Lúcia Bentes, destaca as prioridades da gestão a ser empossada. “Entre as prioridades de nossa gestão estão garantir ensino de qualidade; a aquisição de materiais didáticos de consumo e permanentes; as manutenções preventivas necessárias para a realização das atividades acadêmicas dos cursos de gradução do ISB; o apoio pedagógico aos docentes e TAEs, almejando a garantia de boas notas nas avaliações do MEC para todos os cursos oferecidos pelo Instituto; o incentivo às atividades de Extensão e pesquisa já existentes, além de implantar cursos de pós Graduação (lato sensu e stricto sensu) no Instituto em parceria com outras Universidades”, elencou a gestora.

A solenidade de posse será realizada no Auditório Rio Copeá do Instituto de Saúde e Biotecnologia, a partir das 18h30.

Confira o perfil dos novos gestores

Diretora

Professora Dra.Vera Lúcia Imbiriba Bentes

Natural de Santarém, no Pará. É Doutora em Química Inorgânica (2017), Mestre em Química Ambiental (2008) e Graduada em Química (2005), todos pela Universidade Federal do Amazonas. É professora efetiva do ISB/UFAM desde de 2008. Já foi DIRETORA pró tempore do ISB, por cerca de 5 meses, em 2011. Foi Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Ciências - Biologia e Química em diversos períodos (2008-2013, 2017-2019), Coordenadora do Programa Institucional de Apoio Pedagógico (PIAP, 2012). Por 2 anos foi representante docente do ISB no CONSUNI e coordenou o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Por 4 anos coordenou laboratórios de ensino de química no ISB. Coordenou o PIBIC (2017-2018) e o XXVI CONIC (2017) no ISB. Atualmente é coordenadora voluntária do PIBID e da Residência Pedagógica e realiza atividades de Ensino (aulas e orientações), projetos e atividades de extensão (experimentação, atividades lúdicas, Olimpíadas de Conhecimento, Ensino-Aprendizagem nas escolas de Coari, Semana de Curso e Liga acadêmica) e Pesquisa, como orientadora de Projetos de Iniciação Científica nas áreas ambiental, materiais sólidos e ensino (2009 -2019).

Coordenador Acadêmico

Professor Dr. Carlos Ramon do Nascimento Brito

Natural de Mossoró - RN.Possui doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na The University of Texas, em El Paso, Texas. Possui mestrado em Ciências da Saúde, habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas e graduação em Farmácia, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Foi professor substituto da UFRN e é professor efetivo do ISB desde 2008 atuando em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como vice-coordenador do curso de Biotecnologia e foi membro efetivo do Comitê de Extensão. Atualmente é coordenador do Comitê Local do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Coordenador Administrativo

TAE Paulo Rômulo Lima de Matos

Natural de Coari, 35 anos, é casado e tem duas filhas. É Mestre em Engenharia de Produção (2017), Especialista em Gestão de Pessoas (2011) e graduado pela primeira turma do ISB do curso de Ciências: Matemática e Física (conclusão em 2010). É Técnico-Administrativo em Educação desde a implantação do ISB, em Coari, no ano de 2006. Atuou como Secretário da Coordenação Acadêmica por 9 anos, se desligando do cargo quando se afastou para cursar mestrado. Atualmente é Gestor de Contrato e Secretário da Comissão de Concurso para Carreira de Magistério Superior do ISB (2018).