Página inicial > Últimos Reconhecimentos > Equipe da Proplan é premiada em concurso do MEC, com a elaboração do ‘Manual de Gestão de Riscos’

Por Juscelino Simões

foto/reprodução: Juscelino Simões

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (Proplan/Ufam) foi premiada no ‘I concurso de Boas Práticas do MEC’, na categoria Fortalecimento da Gestão de Riscos e dos Controles Internos. Foi a única Instituição da região Norte a ser premiada.

A equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufam elaborou um manual para ser utilizado como referência na política interna de gestão de riscos na Instituição, intitulado ‘Empoderamento e capacitação em Gestão de Riscos - Manual para Adesão à Plataforma ForRisco e espaço 'Minuto Gestão de Riscos na Ufam’. Essa ação foi premiada no ‘I concurso de Boas Práticas do MEC’ com o segundo melhor projeto da categoria. O concurso foi dividido em categorias e três práticas da Ufam foram selecionadas para a fase final.

O Concurso de Boas Práticas teve como objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desempenhadas pelos órgãos e entidades que promovam iniciativas de aprimoramento da governança e da integridade no âmbito do Ministério da Educação e de suas entidades vinculadas.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, os TAE’s Thiago Marinho de Souza (diretor do Departamento de Estruturação e Processos Institucionais - DEPI); Rafael Ivan Freire Meneghini (Administrador); André Carvalho Soares (Administrador); Leonardo Jorge Souza da Cunha (estagiário); e Anne Caroline da Silva Martins (estagiária) foi a equipe que produziu o Manual. A produção de conteúdos para o Minuto Gestão de Riscos contou com Thiago Marinho de Sousa (Diretor); Kátia Kely Gonçalves Moutinho (Assistente em Administração); Joana D'arc Soares Feitosa (PSA); Leonardo Jorge Souza da Cunha (Estagiário) e Anne Caroline da Silva Martins (Estagiário).

A premiação aos vencedores será realizada na cerimônia de abertura do 1º Seminário Anual de Controle Interno (SACI) do MEC, que ocorrerá em 28 de novembro de 2023, às 10h no Auditório do MGI, localizado no bloco K na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF.

“No final de 2022 observei que os programas de Gestão da Integridade e Gestão de Riscos estavam inertes, plácidos. Na busca de mudar esse cenário, foi realizada uma revisão na política interna de gestão de riscos, posteriormente definidas novas metas e metodologia, com o objetivo de internalizar as práticas importantes sobre o tema, empoderar e oferecer conteúdos dinâmicos aos gestores e servidores de modo a contribuir para uma gestão mais eficiente, com foco nos resultados e no aluno. O Manual é um produto dessa nova fase e oferece aos gestores e servidores da Ufam orientações específicas e objetivas para a prática da gestão interna de riscos. Seu objetivo é dar autonomia e oferecer subsídio ao gestor, propiciando maior eficiência. A gestão de riscos só será bem sucedida se fizer parte da cultura desta Universidade, o que depende do envolvimento de todos. Por isso, a Proplan/DEPI resolveu participar deste concurso, pois os resultados são visíveis e a metodologia de intervenção foi totalmente desenvolvida pelos nossos servidores”, destacou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Guimarães.

“A prática consiste na elaboração e implementação de um conjunto de iniciativas com o objetivo de qualificar os responsáveis em gerir riscos de forma eficiente e promover uma cultura de gestão de riscos na Ufam. Essa prática envolve a criação de um Manual de Gestão de Riscos específico para a Universidade, a partir de uma linguagem simples e prática, com foco na adesão à Plataforma ForRisco, que é uma ferramenta destinada a facilitar o processo de identificação, análise, mitigação e monitoramento de riscos. Além disso, a prática inclui a criação do espaço ‘Minuto Gestão de Riscos na Ufam’, que consiste em vídeos curtos e flyers informativos sobre tópicos relevantes de gestão de riscos. Esses materiais produzidos são veiculados nas redes sociais da Ufam e em outros canais de comunicação interna, com o objetivo de impulsionar cada vez mais a qualificação dos responsáveis em gerir riscos, fortalecendo uma cultura orientada a risco como ferramenta de gestão”, afirmou o diretor do Departamento de Estruturação e Processos Institucionais da Proplan ( DEPI), Thiago Marinho.

Veja resultado.