Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Andifes discute pautas prioritárias para as universidades federais com presidente Lula
Início do conteúdo da página

Andifes discute pautas prioritárias para as universidades federais com presidente Lula

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 13h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 13h47 | Acessos: 421

A diretoria da Andifes apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva várias pautas prioritárias para as universidades federais, em reunião na noite de ontem, 11 de abril, no Palácio do Planalto.

Fonte: Andifes

Andifes apresenta pautas das universidades federais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto
Crédito: Ricardo Stukert – Presidência da República

 

A audiência, que durou mais de duas horas, teve a participação dos ministros Camilo Santana, da Educação (MEC), e da ministra Esther Dweck, da pasta da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Entre alguns pontos tratados, destaca-se o agendamento de reunião entre a Andifes, o MEC e a área econômica do Governo para tratar do orçamento das universidades federais, com data ainda ser definida. Outro acordo fechado foi a busca de um acordo, por parte do Governo, com os sindicatos de servidores técnicos e docentes para a valorização da carreira.

Representando as reitoras e os reitores das instituições, a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), reforçou a necessidade da recomposição do orçamento ainda para este ano. A reitora adiantou a necessidade orçamentária das universidades federais do próximo ano e defendeu, com veemência, a importância de financiamento crescente e permanente das instituições, que representam um braço estratégico para o desenvolvimento social e econômico do Brasil em benefício de toda população brasileira.

Andifes entrega pautas das universidades federais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto
Crédito: Ricardo Stukert – Presidência da República

 

A diretoria da Andifes defendeu a importância de valorização dos servidores técnicos-administrativos em educação e docentes; assistência estudantil; a transformação dos centros Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ) e de Minas Gerais (CEFET-MG) em universidades tecnológicas. Também destacou, nesse contexto, a autonomia das universidades federais seguindo o exemplo das universidades de São Paulo, onde há estabilidade orçamentária anual, além da garantia constitucional na nomeação de reitoras e reitores.

Encontro da Andifes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto
Crédito: Ricardo Stukert – Presidência da República

 

Outros pontos discutidos com o presidente Lula foram o andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Universidades, a ser divulgado em breve, a importância da democracia para o avanço do Brasil e a ampliação das rádios e TV’s universitárias, em parceria entre a Secretaria de Comunicação (SECOM/PR) e EBC.

Presidente Lula e presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB)
Crédito: Ricardo Stukert – Presidência da República

 

“Discutimos sobre vários temas relacionados às universidades e os CEFETs e sobre a reconstrução do País”, resumiu a presidente da Andifes.

A vice-presidente da Andifes, reitora Lucia Pellanda (UFCSPA), lembrou que a entidade destacou ainda importância das universidades federais para o desenvolvimento do País, para o combate à fome e à circulação de notícias falsas (fake news).

Na avaliação do vice-presidente da Andifes, reitor Valder Steffen (UFU), o presidente Lula se mostrou sensível à pauta das universidades federais, expressando reconhecimento ao papel das universidades na recuperação da ciência, tecnologia e inovação. “Sentimos total abertura para discussão de todas as nossas pautas e percebemos uma sinceridade muito grande e compromisso conosco, com os estudantes e com a juventude brasileira”, concluiu o reitor.

Participaram do encontro, os vice-presidentes da Andifes, reitor José Daniel Diniz (UFRN) e o reitor Sylvio Mário Puga (UFAM), a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, o secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Alexandre Brasil, o secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Griza, e a secretária-executiva da Andifes, Lívia Leite.

registrado em:
Fim do conteúdo da página