Ufam participa da formatura alusiva aos 376 anos do Exército Brasileiro
O Dia do Exército é comemorado nesta semana no Brasil. Uma jornada que iniciou em 19 de abril de 1648, na primeira Batalha dos Guararapes. Esse evento foi fundamental para a construção da identidade brasileira, ao unir portugueses e brasileiros contra os invasores holandeses na capitania de Pernambuco. A batalha reforçou a união entre os habitantes da região e a necessidade de defender o território, levando ao surgimento do Exército Brasileiro.
No Comando Militar da Amazônia (CMA), uma solenidade em alusão aos 376 anos do Exército aconteceu nesta quinta-feira (18), no campo de parada Coronel Jorge Teixeira, reunindo 1.500 soldados das Organizações Militares da Guarnição de Manaus em celebração à data.
O Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves destacou: “São 376 anos dedicados à nossa nação. Uma das características da nossa Força Terrestre é essa união com a nação e o povo, então, nada melhor do que no nosso aniversário nós celebrarmos esses vínculos indissolúveis que nos unem. Estamos satisfeitos em recebermos no Quartel pessoas que valorizam a participação do Exército na sociedade, as missões que cumprimos e a proteção e defesa da Amazônia Ocidental que o CMA proporciona” concluiu.
A Formatura acontece para relembrar a história de negros, brancos e indígenas em demonstração da força e união do povo na busca pela integridade e defesa do território brasileiro e a luta por direitos que, atualmente, são usufruídos pela sociedade.
O momento solene também homenageia cerca de 20 mil homens e mulheres que, diuturnamente, dedicam suas vidas à defesa da pátria na Amazônia Ocidental, área de atuação do CMA, e vestem a farda verde-oliva para dar continuidade à conquista alcançada em 1648.
Além de homenagear a história do Exército Brasileiro, a solenidade promovida pelo CMA realizou a entrega de comendas e condecorações, reconhecendo personalidades civis e militares que colaboraram com a instituição em ações relevantes. Foram entregues o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, a Ordem do Mérito Militar, a Medalha do Exército Brasileiro, a Medalha Corpo de Tropa e a Medalha Marechal Trompowsky.
Os vencedores do Concurso Literário Alusivo à Comemoração da Semana do Exército também participaram da Formatura e leram as redações selecionadas. Mais de 50 adolescentes e jovens participaram do concurso que teve como vencedores a aluna do Colégio Militar de Manaus, Lívia Ferreira e o soldado Cavalcante do 4º Centro de Geoinformação, que receberam como prêmio um kingdom e um tablet, respectivamente.
Com informações da Assessoria.
Redes Sociais