Reitor da Ufam se reúne com presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades)

Encontro foi voltado a prospectar parcerias entre a Universidade e a Agência de Desenvolvimento

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, acompanhado da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, e do assessor especial, professor Irineu Vitorino, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 11, o presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), Ezequias Nascimento dos Santos e o gestor de captação de recursos da Aades, André Felipe Morais.

Durante o encontro, o reitor destacou que a missão da Ufam é apoiar as políticas públicas através do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Inovação Tecnológica. “Nosso trabalho é apoiar políticas públicas e isso se faz através de nossas pesquisas, teses, dissertações, além das nossas ações de Extensão, que são ações junto à comunidade que refletem a responsabilidade social da Universidade. Estamos aqui para sermos parceiros”, declarou o reitor.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, anunciou que, recentemente foi criado na Ufam o Departamento de Captação de Recursos. “A Aades chega em momento bastante oportuno, pois a Ufam pretende trabalhar o eixo extra-orçamentário. Inclusive, em breve, vamos institucionalizar a captação de recursos e a Aades será excelente parceira, pois traz toda a expertise nesta área e isso vem ao encontro dos nossos objetivos de cooperação técnica”, observou a gestora.

O presidente da AADES destacou que a parceria da Ufam é fundamental para atingir as metas estabelecidas pelo atual governo. “Temos o sonho de tornar a Aades autossustentável. Essa reunião na Ufam foi a mais positiva possível. O reitor, professor Sylvio, como sempre, é muito solícito e abre as portas da Universidade Federal do Amazonas para as parcerias com o Governo do Amazonas a fim de desenvolver projetos. O que pretendemos aqui é aliar nossa capacidade de gestão de projetos com a expertise dos pesquisadores da Ufam para promover maior impacto social para toda a Amazônia, que é nosso bem maior”, declarou o presidente da Aades.