Biblioteca da Ufam em Itacoatiara passa a utilizar sistema automatizado de informação

Por Ismael dos Santos (Equipe Ascom) e Biblioteca Central

A Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet-Ufam) em Itacoatiara, começou a operar com o atendimento de circulação do material informacional de forma automatizada, com a utilização do Sistema Pergamum. A automação traz à biblioteca mais agilidade no processamento e disponibilização do acervo, rapidez na recuperação das informações pelos usuários e dinamismo no atendimento.

A implementação do módulo surgiu da iniciativa do projeto de estudo e avaliação do funcionamento do Sistema Pergamum com os usuários do Icet/Ufam, coordenado pela Bibliotecária do instituto Katiane Campos Nogueira Vieira.

O projeto de implementação foi coordenado pelas Bibliotecárias Katiane Campos e Giselle Carvalho, por meio de treinamentos, e compreendeu as seguintes atividades: reunião de orientação sobre o cadastramento de senhas e atualização do cadastro de usuários, treinamentos e palestras sobre o uso do sistema para os usuários e servidores, distribuição do material de orientação e aplicação da pesquisa de satisfação.

A equipe da biblioteca dedicou bastante trabalho para que fosse possível disponibilizar o acesso de forma rápida, cômoda e segura aos usuários, bem como um maior controle sobre o acervo por parte da coordenação. Com isso a comunidade acadêmica do Icet passa a fazer reservas e renovações de livros pela internet.

“Sabemos que informatizar bibliotecas é um processo desafiador, pelas características dos serviços e a variedade das informações a serem tratadas e dispostas para acesso e uso, bem como pela infraestrutura de tecnologia necessária. Requer planejamento cuidadoso e sistemático, sobretudo quando precisam ser feitas implementações durante o calendário acadêmico em andamento. Porém o beneficio que o serviço trará aos usuários vale o sacrifício”, declarou a Diretora da Biblioteca Central, Célia Lira.