Protec promove Tech Talks, nesta terça-feira, 23

"TechTalks - Vamos Falar sobre Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação" objetiva esclarecer conceitos e estratégias que envolvem às Áreas de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação. O evento ocorre nesta terça-feira, 23, às 18h30, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte do Campus Universitário.

Segundo os organizadores, percebendo as grandes mudanças que ocorrem nos mercados, nas empresas, nas formas de consumo e nas formas de se trabalhar, a Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), em parceria com a Fundação Paulo Feitosa (FPF), promovem o evento cuja programação lista palestras de especialistas na área.

As palestras buscam desenvolver uma dinâmica semelhante apresentada pela Technology, Entertainment, Design (TEDx), organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas.  

As exposições serão realizadas pelos representantes da Fundação Paulo Feitosa, EJ (Empresa Júnior) Baré e do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT). Será disponibilizado Certificado de horas complementares para os ouvintes.

Mais informações no site: protec.ufam.edu.br ou pelos telefones (92) 3305 1758  (92) 99318 3195  e (92) 99468 8300

Estudantes de Relações Públicas promovem semana acadêmica entre os dias 22 e 25 de abril

O evento reunirá alunos dos cursos de comunicação social de Manaus, a fim de discutir sobre temas pertinentes aos parâmetros contemporâneos da comunicação.

O Centro Acadêmico dos Estudantes de Relações Públicas (CARP) promove, na próxima semana, a I Semana de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, que traz como tema a “Comunicação em Rede: novos públicos, demandas e perspectivas”.

O evento acontecerá na semana de 22 a 25 de abril de 2019, a partir das 9h, no Auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e no Bloco Professor Erasmo do Amaral Linhares, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), ambos localizados no setor Norte do Campus. As atividades contemplam alunos dos cursos de comunicação social de Manaus, com intuito de discutir sobre temas pertinentes aos parâmetros contemporâneos da comunicação, principalmente, em âmbito regional.

Na programação estão previstos painéis que discutam sobre a comunidade LGBT+  na comunicação, a diversidade nos ambientes organizacionais e sobre o mercado audiovisual. Além disso, trará mesas-redondas sobre a representatividade feminina no mercado de comunicação e a institucionalização dos influenciadores digitais. O evento terá, também, oficinas e minicursos com diversos profissionais da área de comunicação do Amazonas.

Entre os convidados, estão as relações-públicas Chrys Braga, Larissa Tupinambá e Mariana Filizolla, as jornalistas Marcela Rosa, João Artur Vieira e Daniela Cardoso e os influenciadores digitais Karen Mabel, Victor Israel e Raphaella Moura.

De acordo com o presidente do CARP, o discente Rodrigo Cavalcante, o evento vem sendo elaborado desde o ano passado e busca, acima de tudo, a perspectiva de interação entre os participantes e palestrantes. “Ao falar de comunicação em rede, pretendemos ir além do sentido de uma comunicação em ambiente virtual. Criar redes sociais entre os participantes gerará uma discussão importante para a comunicação, principalmente, as relações públicas, que estão visualizando um cenário que abrange esses novos públicos e, consequentemente, abre novas perspectivas para o trabalho do profissional de comunicação”.

O evento é gratuito e garante 30 horas de atividade complementar aos ouvintes. Com a procura em alta, as inscrições para o evento e as oficinas estão esgotadas!

Para mais informações, entrar em contato com o setor de Ouvidoria do Centro Acadêmico, pelo número (92) 98412-0995.

Acadêmicos da Ufam realizam plantão tira-dúvidas sobre o IRPF 2019, entre os dias 22 e 24 de abril

Estudantes do curso de Contabilidade, da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam, promovem entre os dias 22 e 24 de abril plantões ‘Tira Dúvidas sobre a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2019’.

Os atendimentos serão realizados no horário de 14h às 19h, no Centro de Convivência da Ufam e Laboratório de Práticas Profissionais de Contabilidade, ambos no setor Norte do Campus. Inscrições no dia do plantão, mediante um quilo de alimento não perecível.  

Informações: (92) 98839-7715 (Professora Silvia Elaine, coordenadora)

Professora da Ufam realiza conferência na Universidade de Lisboa no dia 3 de maio

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

A professora titular do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (DH/Ufam), Patrícia Melo,  profere a palestra 'Em nome da justiça: encontros e confrontos nas povoações portuguesas na Amazônia, século XVIII', como parte da programação da Conferência 'O Atlântico Ibero-Americano (séculos XVI-XX) – Resistências: desafios de uma agenda historiográfica/2019'. O evento ocorre no dia 3 de maio, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A organização da Conferência envolveu parcerias para a realização, como o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), Centro de Humanidades Nova FCSH-UAc, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. De acordo com a professora Patrícia Melo, a conferência faz parte das atividades acadêmicas desenvolvidas enquanto investigadora visitante no Centro de História da Universidade de Lisboa.

Segundo especialistas, o programa de conferências objetiva diversificar pontos-de-vista sobre a temática em análise, integrando tanto abordagens de ordem conceitual e metodológica, como a apresentação de resultado de investigações empíricas. Desse modo, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento da história do Atlântico e, especial, da sua dimensão Ibero-Americana.

História

Fundado em 1958, o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) é uma das mais antigas unidades de investigação (I&D) existentes em Portugal; dedicada exclusivamente às ciências históricas. Instalado na Faculdade de Letras da mesma Universidade, passou por várias transformações ao longo das seis décadas de existência.

Hoje, 60 anos após a sua fundação, o CH-ULisboa continua o seu papel de liderança como uma das mais importantes instituições portuguesas ligadas ao desenvolvimento da investigação histórica de topo.

Mais informações pelo site:http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/o-atlantico-ibero-americano-seculos-xvi-xx-conferencia-em-nome-da-justica-encontros-e-confrontos-nas-povoacoes-portuguesas-na-amazonia-seculo-xviii  

 

 

 

Núcleo Rondon da Ufam informa cronograma de entrevistas

 

O Núcleo do Projeto Rondon na Ufam informa o cronograma de entrevista para a seleção de participantes para Operação Vale do Acre, em julho. As entrevistas correspondem à terceira etapa do processo seletivo e acontecem no dia 17 de abril, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, setor sul do campus, das 09h às 15h50.

A terceira etapa é dividida em duas partes: I) entrevista coletiva; II) entrevista individual. Os candidatos devem participar dos dois momentos e o atraso acarretará na desclassificação do processo. Não é permitida a troca entre os grupos e nem mesmo de horário.

Confira o cronograma em anexo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (3a ETAPA DA SELEÇÃO .pdf)3a ETAPA DA SELEÇÃO .pdf[ ]75 kB

Nepecab discute desastres ambientais fluviais no Amazonas, no dia 26 de abril

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab) realiza a primeira edição de 2019 do Sexta.Com.Ciência com o tema: ‘A eficácia do sistema de proteção e Defesa Civil frente aos desastres ambientais fluviais no Amazonas’, no dia 26 de abril, a partir das 14h.

O Sexta.Com.Ciência é um evento mensal realizado pelo Nepecab com o objetivo do evento de abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares, não necessariamente relacionadas ao campo de pesquisa do Núcleo, que possam contribuir para a ampliação do conhecimento científico tanto dos acadêmicos quanto para a comunidade, tratando de temas atuais que algumas vezes são pouco explorados em salas de aula. E desde de agosto de 2018, foi aprovado como um Projeto de Extensão integrante do Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (Parec), da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext).

O palestrante dessa edição é o engenheiro florestal David Franklin da Silva Guimarães, mestre e doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (Ufam). Na pesquisa, atua nas áreas de gestão ambiental, gestão de recursos naturais, direito ambiental, monitoramento ambiental, ecologia humana e mudança climática. Integra movimentos e organizações da sociedade civil que atuam com temas socioambientais e em defesa de direitos humanos. O engenheiro irá apresentar o resultado de sua pesquisa de mestrado.

A Sexta.com.ciência acontece na sala do Nepecab/Degeo/IFCHS/Ufam, setor Norte do campus. O evento é gratuito e aberto a todo o público e comunidade, com certificado de 02 horas.  As inscrições estão abertas pelo link:https://doity.com.br/sextacomciencia-abril-2019

Informações: 98812-0353 (professora Paola de Santana) / 99147-6805 (Gercicley dos Santos) / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. facebook.com/NEPECAB.UFAM