Seminário aborda 'Filosofia e Educação', entre os dias 5 e 9 de novembro. Inscrições abertas

Como forma de contribuir com a política de ensino de Filosofia, na perspectiva de refletir e implementar ações que potencializem o curso de Licenciatura em Filosofia e a formação continuada no contexto da educação nacional, o Programa de Pós-graduação em Filosofia e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (Gepemfilo), ambos da Ufam, realizam entre os dias 5 e 9 de novembro a terceira edição do seminário de Filosofia, com o tema 'Filosofia e educação: formação e práxis educativa' (Inscrições abertas).

O evento será no Auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (Ifchs), setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, e pretende, ao longo da semana, fazer um balanço da situação atual do Ensino de Filosofia no contexto da crise da Educação no País (Confira a programação completa).

O seminário terá no dia 5, às 16h45, uma conferência de abertura que irá abordar 'Filosofia no Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC'. O convidado é o professor Juvenal Savian Filho, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Já no último dia, às 15h30, irá ocorrer uma roda de conversa sobre 'Universidade, formação e a questão do ensino em tempos crise: qual o papel da Filosofia nesse contexto?', com os professores da Ufam Nelson Matos de Noronha, do Mestrado Profissional em Filosofia, e Evandro Ghedin, do Programa de Pós-graduação em Educação.

Podem participar profissionais que atuam direta ou indiretamente com a área educacional em suas diferentes modalidades, tais como: professores da rede pública e particular de ensino que atuam em escolas do ensino médio; egressos do curso de Filosofia da Ufam e de outras instituições de ensino superior (IES); professores e estudantes da Licenciatura em Filosofia da Ufam e de outras IES públicas e ou particulares; além de estudiosos do ensino de Filosofia e o público em geral.

Edições anteriores

O III Seminário de Filosofia é a continuação das ações profícuas empreendidas no I e no II seminários, ocorridos em 2011 e 2016, respectivamente. Dentre as ações consequentes de ambas as edições, estão: a Carta Aberta sobre o Ensino de Filosofia no Estado do Amazonas, produzida por professores e estudantes de Filosofia; a potencialização do Ensino de Filosofia como campo de pesquisa e o consequente aprofundamento temático do mesmo no âmbito do Departamento de Filosofia; criação do Gepemfilo como grupo de estudos específicos do campo do ensino de Filosofia.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramal 2342