XII Semana de Ciências Sociais ocorre entre os dias 5 e 9 de novembro

'30 anos de Ciências Sociais na Ufam: reflexões e experiências'  é o tema da XII Semana de Ciências Sociais que acontece nos auditórios Rio Negro e Jatapú, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Social (IFCHS) e da Faculdade de Educação (Faced), respectivamente, no período da manhã das 8h às 12h e à tarde das 14 às 17h.  

De acordo com a coordenação, a semana de Ciências Sociais se propõe, através de uma série de eventos encadeados, discutir problemáticas ligadas à profissão de Cientista Social. Compreendendo sua amplitude dentro das diferentes esferas de desenvolvimento, seja ela acadêmica profissional ou das formas cada vez mais voláteis e complexas com as quais se baseiam e permeiam as relações no mundo contemporâneo.

Pensando em um evento plural, transversal e interdisciplinar tanto na escolha dos temas abordados quanto do público participante, a XII Semana de Ciências Sociais tem a pretensão de ser um evento relevante para os docentes, discentes e demais participantes da comunidade acadêmica. O evento será realizado durante cinco dias e contará com a presença de alunos e professores do curso, bem como com palestrantes de outras instituições da região Norte.

O curso de Ciências Sociais da UFAM, criado em 1987, é resultado de um projeto antigo do Departamento de Ciências Sociais, vinculado ao Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no sentido de abrigar dentro da Universidade um curso que se preocupasse especificamente com a problemática e o pensamento social na Amazônia, além de formar profissionais capazes de atuar diretamente nesta área do conhecimento. Desde então, o curso de Ciências Sociais vem cumprindo esse papel com muita dedicação, sendo que, desde sua fundação já contribuiu para a formação de inúmeros Cientistas Sociais que, após a criação dos programas de pós-graduação em Sociologia e Antropologia, puderam, também, formarem-se Mestres e Doutores.

A semana realizará um Simpósio de Ciências Sociais, cinco Mesas Redondas e três Minicursos, sendo que o primeiro e o último dia serão também destinados à abertura e encerramento do evento, respectivamente. Ao término da semana haverá uma atividade cultural.

A XII Semana de Ciências Sociais, a qual irá comemorar os 30 anos de Ciências Sociais no Amazonas ressalta como a produção dessa área contribui para uma epistemologia nortista.      

 

 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (folder.pdf)FOLDER[ ]455 kB