Formandos da Especialização em Pesquisa Clínica recebem diploma na Ufam no próximo dia 4 de dezembro

Inscrições para novas turmas da especialização, ofertada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, vão até o dia 31 de dezembro.

Professores Antônio Boechat, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada e Robson Amorim, coordenador do Centro Manaus - PPCRProfessores Antônio Boechat, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada e Robson Amorim, coordenador do Centro Manaus - PPCR
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

No próximo dia 4 de dezembro ocorre a solenidade de formatura de nove alunos da Especialização em Pesquisa Clínica. Fruto de um convênio entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Harvard T. H. Chan School of Public Health, o curso é oferecido em mais de 30 núcleos espalhados pelo mundo e a Ufam é a primeira universidade da Região Norte a abrigar um Centro de formação em Pesquisa Clínica da Universidade de Harvard.

A formatura será realizada no auditório Dr. Zerbini da Faculdade de Medicina (FM), a partir das 19h. A especialização ofertada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard teve a duração de nove meses e foi realizada via teleconferência por meio do Centro de Pesquisa Clínica instalado no Núcleo de Telessaúde da Ufam.

De acordo com o coordenador do Centro Manaus – PPCR e professor de neurocirurgia da Ufam, Robson Amorim, houve uma solenidade promovida pela Universidade de Harvard e agora será a vez de a Ufam promover o momento simbólico. “O curso foi finalizado durante um Workshop de Imersão, na Bahia. Na solenidade de encerramento Workshop foram certificados mais de 210 alunos do mundo inteiro. Alguns alunos aqui de Manaus não receberam o certificado, mas queremos promover uma cerimônia simbólica aqui em Manaus e aproveitar também divulgarmos a importância de um curso desse porte aqui em Manaus”.

Inscrições abertas

Ele também anunciou que as inscrições para novas turmas estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro através do link Especialização em Pesquisa Clínica - Inscrições.   Os interessados podem obter mais informações sobre a especialização através dos e-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.Para informações adicionais, acesse Ppcr.org.

Público de interesse

O coordenador também destacou que o público de interesse do curso é bastante diversificado. “A especialização é voltada para médicos, farmacêuticos, odontólogos, mas também pode ser realizada, por exemplo, por estatísticos - vez que uma grande parte do conteúdo contempla a área da Estatística - ou engenheiros, principalmente os que atuam no desenvolvimento de equipamentos de saúde. É importante ressaltar também que, com o Termo de Adesão, participantes da Ufam têm um desconto de mil e quinhentos dólares. Já alguém que faz inscrição avulsa, paga quatro mil e quinhentos dólares, sem descontos”, informa o coordenador.

Pesquisas clínicas de excelência

Formando da especialização e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada, o professor Antônio Boechat destaca os objetivos dos recém-formados. “Os que se formaram são novos especialistas em pesquisas clínicas, uma formação que não existia aqui em Manaus. O objetivo dessa turma agora é fazer pesquisas clínicas de alta qualidade. A pesquisa clínica tem o objetivo de testar novos tratamentos para diferentes tipos de doenças, mostrar as evidências do que funciona e do que não funciona”, comenta o especialista.

Confira a lista de formandos

Aline Ferreira Vieira

Antônio Luiz Boechat

Isabelle Reis Pereira

Jeancarllo de Sousa Silva

Luciana Freire de Oliveira

Luciano Nunes dos Santos

Marcus Vinícius Della Coletta

Marco Rodrigo Valdívia Sanz

Pablo Vinícius Silveira Feitoza