VI Semana de C&T do ICE ocorre até 19 de outubro no setor Norte do Campus

Evento faz parte da programação nacional da Semana de Ciência e Tecnologia, cujo tema deste ano é 'Ciência para a Redução das Desigualdades'

O Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) promove até 19 de outubro, a VI Semana de Ciência e Tecnologia do instituto, com o tema 'Ciência para a Redução das Desigualdades'. O evento irá ocorrer no setor Norte do Campus Universitário. As inscrições podem ser efetuadas por meio do site até o dia 11 de outubro: www.even3.com.br/sectice_2018.

A SECT-ICE é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), e faz parte da programação nacional da Semana de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Acesse o site).

 

Programação

A sexta edição da Semana de C&T do ICE objetiva divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo instituto. O diferencial para este ano é a grande participação das escolas da rede de ensino, inscritas nas inúmeras atividades do evento, o que mostra a grande relevância da semana para o Amazonas. Confira alguns destaques da programação:

Apresentação dos trabalhos do ICE, coordenado pelo professor Joel Passo;

Palestra 'Empreendedorismo na Educação', ministrada pelo senhor Ulisses Tapajós;

I Feira Amazonense de Matemática, coordenada pelos professores Francisco Feitosa e Yachiko Wakiyama;

Planetário, coordenado pelo professor Antônio Rizonaldo, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc);

Museu da Geologia, coordenado pelo professor Raimundo Cavalcante;

Show da Química, coordenado pelo professor Túlio Gadelha;

Laboratório de Jogos Probabilísticos - cassino da Estatística, coordenado pela professora Leyne Marques;

Casa da Física, coordenada pela professora Daniela Menegon.

Além das palestras, oficinas e minicursos, outras atividades são os estandes de exposições e atrações culturais ao longo de toda semana, no Centro de Convivência do setor Norte (Confira a programação completa).

 

Palestra de abertura

A abertura da semana será no dia 16 de outubro, às 16h, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), com a palestra 'Repensando a Dicotomia entre Empirismo e Racionalismo a partir da Revolução Científica Moderna'. A professora Luciana Zaterka, do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH), da Universidade Federal do ABC, será a palestrante.

Luciana é professora de Filosofia e tem experiência na área de filosofia, particularmente em história da filosofia moderna e teoria do conhecimento, e atua nos seguintes temas: razão e experiência na modernidade, filosofia experimental no século XVII, pressupostos teológico-metafísicos da filosofia natural moderna, com ênfase nas obras de Francis Bacon, Bento Spinoza, Robert Boyle e John Locke (Saiba mais).

Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: sectice.ufam.edu.br

 

Notícia relacionada

ICE promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 16 a 19 de outubro