Parfor oferece 885 vagas em processo seletivo com inscrições até 24 de agosto

As oportunidades são para ingresso no segundo semestre em 14 municípios do interior

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitora de Ensino de Graduação (Proeg), torna público o edital do Processo Seletivo Simplificado para o Programa de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor 2018. São ofertadas 885 vagas nos cursos de Primeira Licenciatura nas áreas de Geografia, História, Letras – Língua e Literatura Inglesa, Letras – Língua e Literatura Portuguesa, Matemática e Pedagogia. Leia o Edital nº 069/2018.

Já com início no segundo semestre letivo de 2018, as mais de 800 oportunidades são para cursar o ensino superior nos municípios amazonenses de Alvarães, Barreirinha, Benjamin Constant, Borba, Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Itamarati, Juruá, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antonio do Içá, Tonantins, Uarin i e Urucará. Todas as informações referentes ao processo seletivo serão divulgadas na página da Proeg.

Requisitos e inscrição

As vagas são distribuídas nos cursos conforme o Quadro I do edital de abertura, às quais concorrem exclusivamente os candidatos que efetuaram a pré-inscrição na Plataforma Paulo Freire do Ministério da Educação, que será validada pela Secretaria da Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas e/ou Secretaria Municipal d e Educação, que sejam professores em efetivo exercício na educação infantil, nos anos/séries do Ensino Fundamental ou n Ensino Médio dos sistemas públicos de ensino e que não tenham a habilitação legal exigida p ara o exercício da função.

Para efetivar a inscrição, que ocorrerá até o dia 24 de agosto de 2018, o candidato ou seu procurador (munido do instrumento particular e reconhecimento de firma), deverá comparecer nos dias, locais e horários determinados por curso e município, apresentando os seguintes documentos:

  1. Certificado de conclusão de ensino médio, ou equivalente (original e uma cópia);
  2. Histórico escolar de ensino médio (original e uma cópia);
  3. Contracheque atualizado (original e uma cópia), mês de julho de 2018;
  4. Declaração atualizada da direção da escola de lotação do candidato especificando que o professor se encontra em efetivo exercício do magistério na Educação Infantil, nos anos/séries do Ensino Fundamental ou Ensino Médio dos sistemas públicos de ensino (original), descriminando o tempo de serviço;
  5. Carteira de Identidade (original e uma cópia);
  6. Comprovante de situação cadastral no CPF (impresso do site da receita federal);
  7. 01 (uma) fotografia 3x4 (recente e de frente).

Resultado e matrícula

No dia 29 de agosto, a relação com os nomes dos candidatos classificados será divulgada na página da Proeg, sendo necessário que eles acompanhem a publicação do resultado. Já a matrícula institucional será realizada automaticamente pela Pró-Reitoria no dia 20 de setembro de 2018.