Alunas do IEAA destacam-se em Congresso de Formação Docente

Alunas do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do IEAA   Alunas do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do IEAA Ao todo, 13 trabalhos científicos do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Ufam) foram apresentados no "I Congresso de Formação Docente: Diálogos entre Pós-Graduação e Graduação" promovido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizado entre os dias 2 e 5 de abril, na cidade de Guajará-Mirim (RO).

De acordo com o professor Renato Abreu Lima, do Departamento de Ciências: Biologia e Química do IEAA, também orientador, os trabalhos são resultados de atividades práticas realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), Núcleo Biologia e Química, produzidos por acadêmicos do 4º e 6º períodos. Para o professor, as produções corresponderam às temáticas de Ensino de Biologia, Experimentação e Jogos didáticos.

O professor Renato Lima classificou a produção como árdua, porém, recompensadora. “Fizemos reuniões, discutimos ideias e planejamos as ações que levaram aos produtos. Ao fim, obtemos um trabalho bem executado e proveitoso”, comemorou o docente.

A estudante Valessa Santos destacou a importância de participar do seu primeiro congresso publicando seu primeiro resumo como autora principal. “É gratificante, fiquei muito feliz. Essa foi uma experiência incrível” apontou a acadêmica.

Lima informa que o 'I Congresso de Formação Docente: Diálogos entre a Pós-Graduação e a Graduação' foi uma parceria entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) no sentido de promover discussões em torno do tema  da integração entre ambos os níveis de formação.

“É um evento voltado à participação de professores da educação superior e da educação básica, pesquisadores, Valessa Caroline dos Santos participante do I Congresso de Formação de Docentes  Valessa Caroline dos Santos participante do I Congresso de Formação de Docentes estudantes de graduação e pós-graduação”, disse o professor que acrescentou que a formação inicial e continua de professores requer o permanente diálogo da pós-graduação e da graduação com a Educação Básica, compreendida no contexto histórico globalizado e diversificado.

Trabalhos aceitos no I CFD

* Saúde na Escola: a importância da sensibilização sobre novembro azul em uma escola pública de Humaitá-Am;

* A Percepção dos Professores de Ciências Naturais sobre a Escolha do livro didático nas escolas urbana de Humaitá-Am;

* O Ensino de Botânica: instrumento no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública no município de Humaitá-Am;

* Setembro Amarelo: uma proposta de sensibilização em uma escola pública no município de Humaitá-Am;

* Conhecendo os Cromossomos a partir de um jogo didático: em uma escola estadual do município de Humaitá-Am;

* Extração de DNA: uma abordagem experimental como atividade interdisciplinar em uma escola pública em Humaitá-Am;  

* Jogo Didático: uma forma didática para estimular a nomenclatura dos compostos orgânicos em uma escola pública no município de Humaitá-Am;

* Corpo  Humano: ossos em miniaturas confeccionados com massinha de modelar por alunos da 2ª série de uma escola pública do Amazonas;

* Dezembro Vermelho: sensibilização e luta contra a AIDS em uma escola no município de Humaitá-Am;

* A utilização de Jogos Didáticos no ensino de Química em uma escola de tempo integral no município de Humaitá-Am;

* Jogo das células na feira multidisciplinar em uma escola pública no município de Humaitá-AM;

* Varal dos tecidos: uma alternativa diferente para o ensino-aprendizagem em uma escola estadual do município de Humaitá-Am; 

* O ensino-aprendizagem da Química utilizando materiais de baixo custo em uma escola pública no município de Humaitá-Am.

 

 

 

Delc abre inscrições para práticas esportivas

 

A Divisão de Esporte e Lazer e Cultura (Delc) informa que estão abertas inscrições para práticas esportivas a partir do dia 8 de abril, com o objetivo de promoção de hábitos saudáveis para o público universitário, acadêmicos e servidores da Universidade Federal do Amazonas (campus Manaus). As atividades oferecidas são:

Atividade

Aikido

Funcional

Hidroginástica

Karatê

Natação

Rugby

Horário

Ter e Qui

18h às 19h30

Ter e Qui

7h às 8h

Ter e Qui/Qua e Sex

7h às 8h

Ter e Qui

12h às 14h

Ter e Qui/Qua e Sex

7h às 9h

Ter e Qui

19h

Ter e Qui

16h às 18h

Seg – Qua – Sex

17h às 18h

Seg – Qua – Sex

15h às 18h

 

Todas as atividades são gratuitas e voltadas exclusivamente para acadêmicos e servidores da universidade. Para efetuar a inscrição, o interessado deve se encaminhar a sala do DELC, localizada no setor sul, ao lado da antiga academia, próximo ao bloco da segurança.

PET Geologia seleciona bolsistas. Inscrições abertas até o dia 9 de abril

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Geologia, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), está com inscrições abertas até o próximo dia 9 de abril, com o objetivo de selecionar novos bolsistas. São ofertadas três vagas, com bolsa no valor de R$ 400,00. Acesse o Edital e confira todos os critérios de participação, bem como data e local de provas.

As inscrições devem ser feitas no departamento de Programas Acadêmicos (DPA), localizado na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, no térreo do prédio da Reitoria, das 9h às 12h e das 14h às 17h, mediante a apresentação dos seguintes documentos: a) Formulário de inscrição (Anexo A) devidamente preenchido (em letra legível); b) Histórico Escolar Analítico atualizado; Currículo da Plataforma Lattes / CNPq; e c) Declaração de disponibilidade para iniciar as atividades relativas ao programa imediatamente após ser selecionado e cadastrado e de ciência da impossibilidade de acumular qualquer outra bolsa, caso selecionado como bolsista, e de não possuir vínculo empregatício (Anexo B).

Sobre o PET

O PET é desenvolvido em grupos e organizado a partir de cursos de graduação das unidades acadêmicas, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa, inovação e extensão. As atividades extracurriculares que compõem o programa devem proporcionar aos alunos oportunidades de vivenciar experiências que atendam plenamente às necessidades dos cursos de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, além de contribuir para a sociedade onde atuam.

Objetivos do Programa
I – desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
II – contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
III – estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
IV – formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
V – estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;
VI – introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;
VII – contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação;
VIII – contribuir com a política de diversidade na UFAM, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero;
IX – contribuir para a elevação da taxa de sucesso dos cursos de graduação da Ufam.