Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Ufam forma 80 novos profissionais

Por Marion Litaiff 
Ascom Ufam

Na última terça-feira, 16, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concedeu grau a 80 formandos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Serviço Social do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da (ICHL/Ufam). A Cerimônia ocorreu no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor sul do campus universitário Senador Arthur Virgílio Filho.

A sessão foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, acompanhado do diretor do IFCHS, professor Raimundo Nonato Pereira da Silva. Também fizeram parte da mesa de honra a paraninfa do curso de Ciências Sociais, professora Fátima Weiss de Jesus, o paraninfo do curso de filosofia, professor Jose Belizário Neto, o paraninfo do curso de geografia, professor José Alberto Lima de Carvalho, o paraninfo do curso de história, professor Nelson Tomelin Junior, e a paraninfa do curso de serviço social, professora Kátia de Araujo Vallina.

Após o recebimento das outorgas, Paulo Rodrigo Santos, orador do curso de Ciências Sociais, discursou sobre os benefícios que o estudo das ciências humanas traz para os alunos do ensino superior. “Estar na Universidade é encontrar-se com a ciência e, nesse caso, as ciências humanas trazem consigo o âmago do entendimento das sociedades, das culturas e de nossas formas de existência. A ciência nos permite investigar as contradições e as violências, entender o ser humano em seu desenvolvimento, ver o outro como a si mesmo, entendendo suas construções sociais e sua participação na sociedade. Enfim, a ciência traz em nossas vidas um guia para nossa sociedade e mundo. É fundamental defendermos e empenharmos na defesa e na evolução da ciência brasileira, na busca de um país melhor, de uma sociedade democrática e na realização da dignidade humana e sua livre expressão”, disse o recém-formado.  

Sandra de Jesus Ferreira, oradora do curso de Filosofia, relembrou sobre as dificuldades e alegrias enfrentadas por sua turma durante a graduação. “É com imensa felicidade e gratidão que hoje podemos celebrar e partilhar deste momento tão esperado por cada um de nós formandos, familiares, professores, amigos e outras pessoas que estiveram conosco durante nossa caminhada. Sabemos que a jornada acadêmica é um caminho de muitos desafios, erros, acertos, superações, e que não foi fácil ter chegado até aqui, mas a certeza que temos é que esse foi o caminho que cada um de nós escolheu trilhar. A nossa amizade chama-se Filosofia, o amor a sabedoria na busca incessante pelo conhecer, o que nos leva a pensar a grandiosidade do universo e de cada ser humano em sua forma de essência e existência. Durante esses anos em nossa querida Ufam, não aprendemos apenas conhecimentos filosóficos que levaremos para exercer de nossa profissão, mas também aprendemos que nossa dedicação, ética e a responsabilidade com a educação e a sociedade é o que fará toda a diferença como futuros profissionais. Nossa jornada não termina por aqui, o caminho é longo e árduo. A partir de hoje, cada um buscará trilhar novos horizontes, mas não deixaremos de lembrar dos bons momentos que vivemos dentro da Ufam, a qual seremos eternamente  agradecidos”, falou Sandra.

Expressando grande afeição pela profissão que escolheu, Ana Cristina Goulart, egressa do curso de Geografia, se declarou orgulhosa por ter sido escolhida para falar em nome dos formandos ali presentes. “A Geografia é uma das ciências mais fascinantes que a humanidade já concebeu. Sua filosofia aborda não somente o espaço físico especificamente, mas tudo o que o cerca. Não apenas a natureza e o homem. Vai muito além disso. Questiona e modela o que este conjunto representa no infinito papel de transformar o espaço. Hoje nos encontramos para nos separarmos. Para alguns, esse momento fará parte dos espectros de uma vaga lembrança. Para outros, a experiência de um renascer. Mas acima de tudo, a concretização de nossos esforços na eterna busca de um conhecimento maior”, apontou a oradora.

Samanta Mendes Freitas recebeu o certificado de integralização de créditos de sua avó, Rosa Mendes Freitas, do curso de História, falecida no dia 7 de dezembro de 2018. Samanta Mendes Freitas recebeu o certificado de integralização de créditos de sua avó, Rosa Mendes Freitas, do curso de História, falecida no dia 7 de dezembro de 2018. Durante seu discurso, a oradora do curso de História, Thalia Abreu de Carvalho, destacou a necessidade de continuar lutando por um ensino superior de qualidade que seja disponível para todos. “Este é um momento oportuno para nós reafirmarmos os valores e os princípios democráticos que condicionam a nossa formação profissional. Nós sentimos profundo orgulho em observar como nossas turmas são diversas, em perceber que chegamos até aqui em razão de oportunidades que foram criadas coletivamente e historicamente. Hoje temos o direito de ocupar uma universidade pública gratuita e de qualidade, que deve ser para todos e todas, temos o compromisso de defender esse direito para as gerações aqui em futuras. A universidade, enfatizamos, é para todos. Não somente para jovens, mas também para senhores e senhoras que desejam retomar os sonhos de juventude, como Rosa Mendes Freitas, que estaria conosco hoje, e a quem prestamos homenagem”, apontou Thalia.

 A oradora de Serviço Social, Nicole Maria Fernandes, falou sobra a incumbência dos formandos do curso de transmitir à população aquilo que foi adquirido na universidade.  “Como assistentes sociais, graduados em uma universidade pública, temos o dever de devolver à sociedade os conhecimentos adquiridos, não apenas pelo nosso compromisso ético e profissional, mas por sabermos que os recursos que mantém esta instituição vêm da população que, na maioria das vezes, não vai conseguir acessar o ensino superior público. Assim, nossa obrigação é, antes de tudo, com aqueles que financiaram nossa formação”, proferiu em seu discurso.

O diretor do IFCHS, professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, parabenizou os alunos por continuarem lutando por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. “Fui contemplado na alma e no coração pelas palavras dos discursos que foram proferidos. Foram discursos de esperança, garra e determinação. É possível perceber que estes formandos estão com a mente clara e com o coração solidário, na medida em que eles se comprometem a mudar, a passar essa experiência e continuar lutando pela universidade. É uma luta sempre. Neste ínterim que vivemos, mais do que nunca, precisamos ser solidários, críticos e humanos”, afirmou emocionado.

Antes de encerrar a cerimônia de outorga de grau, reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, apontou sobre a valorização que o profissional formado pela Ufam tem no mercado de trabalho. “Pela nossa história, pela nossa tradição e por tudo que a universidade faz com a contribuição de todos, eu não tenho dúvida em afirmar que, hoje, estamos entregando à sociedade amazonense e brasileira os melhores profissionais do Estado nas áreas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Serviço Social”, falou. Destacou ainda sobre a característica crítica e questionadora da comunidade acadêmica da Ufam. “No dia a dia, no cotidiano e na sala de aula, com os professores, vocês participaram de intensos debates sobre os mais variados temas na área de ciências humanas e sociais. Então, os discursos desta cerimônia espelharam exatamente esse cotidiano da nossa instituição. Não tenho dúvida que estamos formando hoje grandes profissionais críticos, opositivos e que temos orgulho de entregar à sociedade, porque o corpo docente destes cursos fez o melhor para que pudessem chegar até aqui. É um momento de celebração, de vitórias, mas é também um momento de desafios, como foi muito bem apontado por todos os oradores que aqui se revezaram.

 

Confira a lista de formandos:

 

Ciências Sociais

Jubison Ferreira Menezes  

Licely Lima De Souza  

Paulo Rodrigo De Sousa Santos

 

Filosofia Licenciatura

 Francisco Pinheiro De Lira

Larissa Reis Farias

Ricardo Teixeira De Sales

Sandra De Jesus Ferreira Da Silva

 

Geografia Bacharelado

Ana Cristina Augusto Ferreira Goulart

Juliana De Souza Soares

Renata Tahana Ferreira Amorim

 

Geografia Licenciatura

Bruno Cardoso Braga De Almeida

Bruno Neves De Oliveira

Daniela Castro Da Encarnação

Felix Madeira Moreno

Glenda Rodrigues Bastos

Isabela Mendonça Braga

Jenyffer Caroline Santos Duarte

Kamila Raposo Melo      

Karine Queiroz De Moura

Lucas Dos Santos Nascimento

Maria Marinho Da Silva

Marijanio Bezerra Araújo

Mikael Santana Costa

Nagila Quirino Da Silva

Rafael Gomes Dos Santos

Rosana Pinto Santana

Samuel De Souza Felipe

 

História

Adriana Dos Santos Ribeiro

Akemmy Borges Sampaio

Anderson Luis Bessa Mar 

Brenda Hanna Chagas Peso

Charlene Caldeira Da Costa Leitao

Cristiane Carvalho Gomes

Eliane Costa Barreto

Erika Simões Alencar

Geraldo Tarcizio Ferreira

Herivelto Rubens Pauxis Ferreira Costa

Jean De Araújo Lunas

José Messias Mariano De Oliveira Filho

Marcia Luana Dos Santos Santos

Marcos Lucas Abreu Braga

Maria Das Graças Vasconcelos Melo

Rafael Da Silva Curintima

Ramily Frota Pantoja

Raphaela Martins Pereira

Suely Da Costa Pinheiro

Tamir Regina Da Silva Carvalho

Thalia Abreu De Carvalho

Thayana Da Silva Negreiro

 

Serviço Social

Ana Cecilia Santos Marinho

Ana Cristina Da Rocha Freitas 

Andrielle Melo De Franca

Cintia Gomes Arcos

Claudomira Ramos Lopes

Edilena Beatriz Eleres Do Nascimento

Escarlete Raissa Evangelista Da Silva

Gloria Vaz Santos

Hayda Lorena Dos Santos Lima

Jessica Lima Cordova

Jessica Lopes De Freitas

Leticia Thaila Barroso Martins

Loren Raquel Aguiar Machado De Almeida

Malena Nascimento De Freitas

Matheus Luan Correa Costa 

Matilde Rodrigues Gomes

Nicole Maria Fernandes De Sousa

Paloma Costa Tavares

Patricia Canto Furtado Goncalves

Ruth De Araujo Matos

Sabrina Ellen Mendonca Pontes

Sabrina Silva De Oliveira

Sarah Santos Cruz 

Saraianne De Miranda Lopes

Sebastiana Da Silva Bernardo

Tallyta Farias Matias

Tereza Celeste Freire De Moura Pangaio

Tereza Cristina De Freitas Santos

Valeria Luanny Furtado De Paula

Vanuza Da Silva Santos

Yasmin Farias De Souza