XXXI SemBio aborda, em novembro, o futuro da ciência. Submissão de trabalhos até 20 de outubro

Há três décadas, atividade reúne comunidade científica para discutir temas atuais da Biologia, com programação que vai de minicursos, palestras e exposições orais até concurso cultural

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

Com a proposta de debater sobre o papel social, educacional e político do biólogo, a Semana de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) chega à 31º edição. O evento, promovido pelo Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas (Cabio), ocorre entre 23 e 30 de novembro, com oficinas, palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos, apresentações orais, exposição de trabalhos e espaço de resistência.

Os interessados em apresentar trabalhos na Semana devem submetê-los até o próximo dia 20 de outubro, na página do evento. As regras de submissão estão disponíveis no edital online, devendo os trabalhos ser enquadrados numa das seguintes áreas da Biologia: Anatomia, fisiologia e bioquímica; Citologia, genética e biologia molecular; Zoologia; Botânica; Ecologia; Parasito e microbiologia e Ensino. As apresentações serão realizadas no bloco Paulo Bührnheim, localizado no setor sul do Campus Universitário, nos dias 28 e 29 de novembro, das 16h às 18h.

As inscrições para as atividades são gratuitas estarão abertas até o fechamento das turmas, no caso de minicursos e oficinas. O tema central, ‘Ciência em luto: ciência que luta’, será abordado transversalmente, a exemplo do Concurso de Fotografia, cujo tema específico é ‘Ciência e Sociedade: ciência em ação’. Podem concorrer quaisquer dos inscritos na 31ª Sembio com fotografias inéditas que incentivem a prática da ciência no cotidiano, das quais três serão selecionadas conforme os critérios de avaliação divulgados.

Programação

A cerimônia de abertura será às 14h do dia 26 de novembro, seguida da palestra magna, do espaço de resistência e dos minicursos noturnos, estes com início às 18h30. No dia 27, serão ministrados minicursos pela manhã, às 8h, e à noite, às 18h30. Ainda na terça-feira, haverá as palestras ‘Modelos educacionais – Diretrizes curriculares de formação de professores’, às 14h, e ‘Educação Libertária’, às 16h, além da mesa-redonda ‘Desafio do docente de biologia no ensino público e privado’.

Na quarta-feira, haverá sete palestras sobre temas ligados a perícia e conservação da biodiversidade, entre outros, com minicursos ministrados pela manhã e à noite. Já no dia 29, além da programação de minicursos matutinos e noturnos, haverá outra sequência de palestras ao longo do dia e com a abordagem dos seguintes temas: Ecologia, Taxonomia, Fisiologia, Botânica, Microbiologia, Imunologia e Educação.

Para o último dia de Seminário, 30 de novembro, estão programadas a mesa-redonda ‘Preconceitos na ciência’, às 9h, e a palestra final, às 14h. Após, haverá uma solenidade de premiação seguida pelo encerramento, que terá início às 18h30.

Perfis na web

Página: https://cosembio.wixsite.com/sembioufam2018

Facebook:https://www.facebook.com/events/309340249652077/

Instagram: https://www.instagram.com/sembio31/