Workshop vai ensinar a fazer aplicativos, planejar canal no Youtube, usar impressora 3D e criar negócios inovadores

Por Mariane Cruz
Jornalista / Projeto Cunhatã Digital

Que tal aprender a fazer jogos, criar negócios inovadores, aprender sobre impressão 3D, planejar um canal no YouTube e de quebra debater sobre a inclusão das meninas nas áreas de tecnologia? É isso que a segunda edição do Workshop Cunhantã Digital quer. Atrair estudantes dos ensinos fundamental e médio para a área de exatas, tomada, em sua maioria por meninos.

O workshop acontece de 18 a 20 de março, em Itacoatiara (dia 18) e Manaus (Teatro Manauara) e vai trazer nomes de diversos temas para as oficinas. O evento é uma realização do ICOMP/UFAM, com patrocínio do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR).

As inscrições podem ser feitas no site www.bit.ly/wcunhantadigital2019. As vagas são limitadas. Haverá palestras, painéis e oficinas em um ambiente descontraído que abordará segurança, mostra de trabalhos, desenvolvimento, empreendedorismo e oportunidades para mulheres em Tecnologia da Informação com várias especialistas.

 

 

 

Resumo das Oficinas

Cunhã-Make: Oficina de Game Design

Já pensou como seria criar o seu próprio jogo? Pode ser de computador, de console, ou até mesmo de tabuleiro.

O que torna um jogo interessante? Essas e outras perguntas podem ser discutidas na Oficina de Game Design, que tem por objetivo explorar o processo de criação de um jogo, passando pela história, pela mecânica e gameplay e a finalidade do jogo. Venha se divertir e compartilhar sua aventura criando o jogo que sempre quis.

 

Cunhã-Make: Criando negócios com design thinking

Como podemos criar negócios inovadores e atendam a necessidade real das pessoas? Através do Design Thinking, o participante irá aprender como aplicar a metodologia na construção de soluções de negócios de modo a gerar alto valor para o cliente.

 

Cunhã-Make: Oficina de Impressão 3D

Resumo:  É uma imersão na cultura do FAÇA VOCÊ MESMO, composto da mistura da teoria com a prática com abordagem nos seguintes tópicos:

- O que é o Movimento Maker?

- Entendendo a impressão 3D

- Tipos de impressoras

- Tipos de material

- O que eu posso imprimir?

- Desenhando seus objetos

 

Cunhã-Talk: Mete a Colher: mulheres, empreendedorismo e tecnologia

Conversa com jovens sobre o Mete a Colher empreendedorismo, startup e presença das mulheres na tecnologia. O objetivo é abordar e debater assuntos sobre o mundo das startups, tecnologia e empreendedorismo na perspectiva das mulheres. Vamos contar a história do Mete a Colher; explicar o que é uma startup, o que se caracteriza e citar exemplo de startups lideradas por mulheres; com isso, vamos levantar a discussão sobre a importância de ter mulheres ocupando espaços nos ambientes de tecnologia.

 

Cunhã-Make: Como ser uma YouTuber usando Pensamento Computacional?

Neste Cunhã-Make você vai se divertir planejando seu canal no YouTube usando estratégias do pensamento computacional como divisão e conquista e resolução de problemas. Essas estratégias farão seus vídeos terem mais visibilidade atendendo a um tema definido. Apesar de ser voltado a todas as idades, esse Cunhã-Make será mais bem aproveitado por adolescentes e jovens de 11 a 22 anos que já sejam familiarizadas com o YouTube.

 

Informações: (92) 98174-4663 / 98415-4575