MEC e Ufam inauguram em Parintins o primeiro Centro de Formação de Juventudes da Região Norte do Brasil
O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), unidade Ufam em Parintins, realizou, na última sexta-feira, dia 22 de maio, em Parintins, com apoio do Ministério da Educação (MEC), a inauguração do Centro de Formação Juventudes Amazônidas em Movimento (Cefojam), o primeiro centro de formação de juventudes da Região Norte e o segundo do Brasil.
Estiveram presentes na inauguração a secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Zara Figueiredo; o coordenador-geral de Políticas Educacionais para as Juventudes (Secadi/MEC), Yann Evanovick; o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Geone Maia Corrêa; a diretora do Icsez/Ufam, Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos; e o prefeito de Parintins, Mateus Assayag.
O encontro também reuniu representantes dos movimentos sociais de mulheres, juventudes, povos indígenas e comunidades quilombolas, além de coordenadores dos cursinhos populares dos municípios de Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Maués e Boa Vista do Ramos.
A secretária da Secadi, Zara Figueiredo, parabenizou a Ufam e a equipe do Cefojam pelo sucesso da inauguração e anunciou a ampliação dos investimentos. “Vamos ampliar os recursos destinados ao Cefojam, reconhecendo a potência desse projeto, e atender também um novo público. Quero parabenizar a idealizadora, Marklize Siqueira, e todos os professores que, de forma coletiva, contribuíram para transformar esse sonho em realidade, com o apoio do Ministério da Educação, por meio da Secadi.”
O coordenador-geral de Políticas Educacionais para as Juventudes (Secadi/MEC), Yann Evanovick, destacou os investimentos voltados para a região atendida pelo Cefojam. “Esse centro não vai parar por aqui. Nós contamos muito com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e com todos os professores que, com generosidade, vieram contribuir para essa construção coletiva e que têm muito a contribuir com as nossas juventudes”.
O vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Geone Maia Corrêa, destacou a relevância da iniciativa para fortalecer a aproximação entre a universidade e a sociedade. “O Cefojam representa uma universidade aberta ao diálogo, à construção coletiva e à participação das juventudes. É um espaço que aproxima os jovens da universidade e fortalece debates fundamentais para a formação cidadã, a arte, a cultura e as relações étnico-raciais.”
A diretora do Icsez/Ufam, Maria Eliane Vasconcelos, descreveu a criação do centro como uma grande conquista. “O Cefojam é um presente para Parintins e para toda a Região Norte. Todos nós ganhamos com essa iniciativa, especialmente a nossa juventude. A Ufam Parintins continuará apoiando e oferecendo todo o suporte necessário para a continuidade desse lindo projeto.”
Emocionada durante a inauguração, a idealizadora do projeto, Marklize Siqueira, destacou o significado da iniciativa para Parintins. “O que está acontecendo aqui hoje é um sonho. Para mim, muito especial. Sou parintinense, sou filha desta terra. Saí daqui para buscar educação em Manaus e, hoje, a gente está inaugurando um processo educativo na minha terra. Então, para mim, isso é muito forte. Obrigada, secretária Zara e Yann, por não esquecerem este município e trazerem oportunidades para a gente. Isso não seria possível sem vocês e sem o apoio dos professores que estão coordenando as atividades do Cefojam”.
A estudante indígena do povo Sateré-Mawé, Cleiciane Barbosa, destacou a importância do Cefojam para a formação e o fortalecimento das juventudes amazônidas. “O Cefojam se torna um grande marco para a nossa juventude, para os nossos parentes, para a nossa universidade e para a nossa população em geral, porque a gente está abrangendo um grande espaço. A nossa juventude, hoje, precisa de mais programas que possam visibilizar as populações ribeirinhas, os povos tradicionais, os quilombolas, os indígenas, as pessoas não indígenas e negras das periferias. E, hoje, é surreal dizer que realmente nós estamos conseguindo alcançar algo para a nossa juventude”, destacou Cleiciane.
A inauguração marca um importante avanço para a formação cidadã e política das juventudes amazônidas, fortalecendo ações voltadas à educação, participação social, diversidade, sustentabilidade e promoção dos direitos da juventude na região.
Sobre o Cefojam
O Cefojam é um projeto financiado, com aporte de R$ 1 milhão, fruto da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Coordenação-Geral de Políticas Educacionais para as Juventudes, e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins. O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Parintins.
O Centro atua em três eixos estratégicos: relações étnico-raciais, fortalecimento das entidades estudantis e formação em artes e culturas populares. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de formação para jovens de 14 a 29 anos, especialmente indígenas e quilombolas, promovendo ações educativas, culturais e de participação política e social.
O coordenador do Centro, Gladson Rosas, destacou o caráter inovador da iniciativa e o potencial do projeto para inspirar novas experiências de formação de juventudes em outras regiões do país. “O Centro de Formação de Juventudes Amazônidas em Movimento é uma experiência pioneira concebida no Icsez/ufam, em articulação com o Ministério da Educação e diversos parceiros. Mais do que um projeto, trata-se de uma política pública em movimento, construída a partir da realidade amazônica e que tem potencial para se tornar referência para a criação de outros centros de formação de juventudes no país”.
Gladson Rosas também ressaltou que o principal diferencial do Cefojam é oferecer uma formação integrada, fortalecendo o protagonismo juvenil e valorizando as identidades amazônicas. “O Cefojam nasce com a missão de fortalecer o protagonismo juvenil por meio de três eixos de atuação: relações étnico-raciais, fortalecimento das entidades estudantis e formação artística. A proposta é alcançar jovens de 14 a 29 anos, especialmente indígenas e quilombolas, oferecendo oportunidades de formação, participação social e valorização das identidades amazônicas.”
Impactos já percebidos pelos jovens
Mesmo antes da inauguração oficial, as atividades desenvolvidas pelo Centro já têm refletido na formação e no engajamento de jovens participantes. A estudante do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e bolsista do Núcleo de Formação Política para Entidades Estudantis do Cefojam, Rafaela Souza, destacou os impactos da iniciativa no fortalecimento da participação estudantil e na conscientização dos jovens sobre seu papel nos espaços de decisão da instituição. “Depois que o Cefojam chegou ao nosso instituto, percebi uma grande mudança entre os estudantes. Eles entenderam que podem se unir para buscar melhorias, que têm voz e que podem participar das decisões junto ao Ifam.”
Além do fortalecimento da participação estudantil, o Centro também contribui para a valorização das identidades culturais e dos saberes tradicionais dos povos amazônicos.Integrante do Núcleo de Formação em Artes e Culturas Populares, Kamy Wará, indígena do povo Sateré-Mawé, destacou a importância da iniciativa para aproximar as comunidades da universidade e fortalecer a cultura dos povos originários.

“Meu projeto é voltado para o grafismo corporal e para uma intervenção artística dentro do meu território, no Rio Andirá. Tenho acompanhado o desenvolvimento do Cefojam e vejo o quanto essa iniciativa tem transformado a realidade de muitos jovens. Acredito que ela fortalece nossa cultura e aproxima ainda mais a comunidade da universidade”, finalizou.
Redes Sociais