Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Mutirão no HUGV-Ufam realiza mais de 1,3 mil atendimentos com foco na saúde da mulher
Início do conteúdo da página

Mutirão no HUGV-Ufam realiza mais de 1,3 mil atendimentos com foco na saúde da mulher

Acessos: 52
O mutirão Ebserh em Ação aconteceu no último sábado (21) para ampliar o acesso a serviços especializados e reduzir filas no SUS
 
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou, no sábado (21), do Dia E – Ebserh em Ação, com a realização de 1.337 atendimentos voltados à saúde da mulher. A mobilização incluiu cirurgias, exames, consultas e procedimentos, contribuindo diretamente para a redução das filas do SUS e para a ampliação do acesso à assistência especializada na região amazônica.  
 
Ao todo, foram realizadas 92 consultas, entre atendimentos pré-cirúrgicos, avaliações de risco cirúrgico e consultas de enfermagem, 26 cirurgias ginecológicas, entre elas histeroscopias, ooforectomia, histerectomia por videolaparoscopia (VLP), conizações e laqueaduras, 140 exames de imagem, incluindo mamografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas, além de 1.079 exames laboratoriais e coletas citopatológicas, fundamentais para a detecção precoce de doenças.
 
Entre as pacientes atendidas está Fátima Alves Nogueira, de 38 anos, indígena da etnia Waíkhana (Pira-tapuya), moradora de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, que se deslocou até Manaus para fazer exames preventivos. “Pra nós, indígenas, não é fácil chegar aqui, na aldeia é difícil uma pessoa ter acesso, então foi uma oportunidade grande, foi proveitoso e vou levar esse recado para minhas parentas que estão doentes pra que elas possam fazer preventivo porque nós, indígenas, podemos nos cuidar e ter mais saúde, mesmo morando longe daqui!”, relatou.
 
Maior mobilização nacional em saúde da mulher
 
Para o superintendente do HUGV-Ufam, Dr. Plínio, a ação reforça o compromisso da Ebserh com a saúde pública e evidencia a dimensão da iniciativa em nível nacional. “Este foi o maior mutirão da saúde pública do Brasil voltado para as mulheres, resultado de uma ação integrada interministerial, capitaneada pela Ebserh. Isso demonstra a capacidade do sistema público de se organizar em rede para ampliar o acesso, reduzir filas e levar atendimento de qualidade a quem mais precisa, especialmente em regiões desafiadoras como a Amazônia”, destacou.
 
O evento também contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, o superintendente regional Henrique Medeiros, da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, do coordenador do mutirão no Amazonas, Lucas Gomes, além de outras autoridades da área da saúde.
 
Mais de 50 profissionais estiveram envolvidos nos atendimentos do Ebserh em Ação no HUGV-Ufam, incluindo médicos, residentes, equipes de enfermagem e multiprofissionais. Durante a ação, a Unidade Multiprofissional do HUGV realizou diversas atividades com os pacientes nas salas de espera, enfermarias e leitos, como terapia assistida por animais, ginástica laboral e atividades em grupo.
 
Dia E – Ebserh em Ação
 
O Dia “E” integra o programa Ebserh em Ação, iniciativa realizada em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde. A proposta é ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula em conjunto com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no SUS.
 
Em 2025, foram realizadas três edições nacionais do Dia E – Ebserh em Ação, que somaram quase 100 mil atendimentos em todo o país. Em 2026, o programa continua em todo o Brasil. Os 45 hospitais da Rede Ebserh estarão mobilizados simultaneamente para a realização de cirurgias eletivas, consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Todas as ações também envolvem residentes e estudantes de graduação, fortalecendo uma formação voltada ao cuidado qualificado e alinhada às necessidades da população.
 
Sobre a Ebserh
 
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas, ensino e inovação.
 
 Fotos: HUGV/Ufam
 
 Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ebserh.gov.br 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página