Coari - Relatório da Biblioteca do ISB propõe estratégias para ampliar uso do acervo
A Biblioteca do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), localizada no campus de Coari da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), apresentou aos conselheiros e docentes da unidade o Relatório de Estatística Descritiva com dados referentes ao período de março a setembro de 2025. O documento reúne análises de empréstimos por curso e suspensões de usuários, com o objetivo de subsidiar a tomada de decisões e fortalecer o uso do acervo físico e virtual.
De acordo com o bibliotecário, servidor Renato Mendes, a iniciativa busca fomentar decisões compartilhadas com o corpo docente, com vistas a elevar o percentual de empréstimos e o acesso às bibliografias físicas e virtuais por parte dos discentes e também dos professores.
Durante a apresentação, os docentes foram convidados a conhecer e explorar as referências bibliográficas disponíveis de forma híbrida, ampliando a integração entre os planos de ensino e o acervo existente. Para a professora Carolina Arruda de Farias, do curso de Biotecnologia, o relatório representa um instrumento relevante para o planejamento acadêmico. “O relatório da biblioteca é mais uma ferramenta importante que soma dados de interesse às ações de diagnóstico do curso e do Instituto. Isso nos permite fornecer um trabalho de cada vez mais qualidade aos nossos alunos e à comunidade”, destacou.
A ação também tem como meta chamar atenção para o baixo fluxo de empréstimos de livros e de acessos virtuais registrados, promovendo uma melhoria contínua das práticas acadêmicas, além de integrar biblioteca, docentes e estudantes em uma estratégia conjunta de fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão.
Redes Sociais