Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docente da Ufam é premiada na categoria Inovação no Prêmio Fapeam de de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) - Edição 2025
Início do conteúdo da página

Docente da Ufam é premiada na categoria Inovação no Prêmio Fapeam de de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) - Edição 2025

Acessos: 98

A professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), docente Marília Gabriela Gondim Rezende, ligada à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), está entre os vencedores, na categoria Pesquisador Inovador (subcategoria “Inovação para o Setor Público”), do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Edição 2025. O resultado foi ratificado, dia 9 de fevereiro, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

Marília uniu-se aos três pesquisadores da Ufam também premiados no dia 29 de janeiro. Ao todo, foram 14 vencedores nas categorias de Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, Profissional de Comunicação e Professor Ciência na Escola (PCE), contemplando diversas áreas do conhecimento. Os prêmios foram concedidos aos primeiros colocados de cada subcategoria, destacando trajetórias acadêmicas, iniciativas inovadoras e ações de popularização da ciência.

De acordo com a docente premiada na subcategoria “Inovação para o Setor Público”, as contribuições e os desdobramentos deste trabalho são múltiplos e multifacetados. “Para a ciência, a iniciativa poderá ser utilizada na construção integrada e participativa de aceleradores e impulsionadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em outros estados brasileiros, além de servir como referência para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Para o mercado, permitirá subsidiar a catalogação dos principais gargalos existentes e apontar possíveis alternativas de superação. Já para a sociedade, representa um instrumento estratégico que poderá ser utilizado por tomadores de decisão no planejamento de ações exequíveis, contribuindo para a materialização de políticas voltadas aos sujeitos sociais em situação de vulnerabilidade”, explicou a docente.

Marília Gabriela Gondim Rezende, ao falar sobre a relevância do prêmio, relembrou que o repertório estrutural construído dará celeridade ao alcance das metas previstas no Plano Plurianual do Governo do Amazonas, no Plano Plurianual do Governo Federal e nos próprios ODS. “As matrizes metodológicas criadas fundamentam um mosaico de soluções e alternativas essenciais para o aprimoramento do setor público no estado, configurando um resultado expressivo para a Universidade Federal do Amazonas. Para mim, o prêmio representa a materialização de uma trajetória acadêmica marcada pela superação de desafios. É uma conquista que transcende o individual e se consolida como expressão de uma teia construída coletivamente, sustentada pela governança e pelo trabalho conjunto da nossa universidade”, finalizou.

Confira os demais professores da Ufam premiados: 

Ufam tem três pesquisadores premiados no Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página