Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Solenidade na Ufam marca conclusão dos cursos técnicos do Programa Mais Saúde com Agentes
Início do conteúdo da página

Solenidade na Ufam marca conclusão dos cursos técnicos do Programa Mais Saúde com Agentes

Acessos: 96

Na manhã da última quinta-feira, 5 de fevereiro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebeu a cerimônia de conclusão dos cursos técnicos do Programa Mais Saúde com Agente. O evento reuniu 250 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE)  no Auditório Rio Amazonas, localizado no setor Norte. Ao todo, no estado do Amazonas, foram diplomados 2.706 ACS e 968 ACE. Com duração de 12 meses, modelo híbrido e carga horária total de 1.275 horas, os cursos tiveram como foco a atuação integrada na promoção da saúde, vigilância epidemiológica e fortalecimento da Atenção Primária.

A proposta do Programa é fortalecer a formação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a qualificação e a efetividade das ações nos territórios. O Mais Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), em parceria com Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS) com apoio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz Rio de Janeiro, representa uma ação estruturante da política nacional de educação técnica em saúde.

Durante a cerimônia, o secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo, destacou a importância de investir nos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “As políticas públicas só se concretizam quando alcançam a população, e os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias são os profissionais que estão mais próximos do cotidiano das pessoas”, destacou. Para o gestor, investir na formação técnica desses trabalhadores significa fortalecer a defesa da vida, o SUS e o cuidado diário com a população. 

A reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, em seu pronunciamento, enfatizou que a cerimônia vai além da entrega de certificados e simboliza o compromisso com o território, com os saberes locais e com a construção de um sistema de saúde mais humano, preparado e presente diante dos desafios do Amazonas. “Vocês são profissionais que conhecem as pessoas e os territórios pelo nome, pelo rosto e pela história. A formação técnica amplia ainda mais a capacidade de transformar realidades”, destacou a reitora. 

A reitora lembrou também que a Ufam mantém uma parceria estratégica e contínua com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, contribuindo de forma estruturante para a formação de recursos humanos, a inovação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “As iniciativas desenvolvidas pela Ufam articulam ensino, pesquisa, extensão e inovação, com impacto social e atenção especial às especificidades da Amazônia, de territórios remotos e de populações historicamente vulnerabilizadas”, relembrou. 

Uma das formandas, Eucicleide Fernandes da Silva, 52 anos, falou que é muito gratificante poder levar conhecimento para as pessoas durante as visitas, oferecer os serviços e explicar a importância de temas como fazer um preventivo, de se cuidar, principalmente os idosos, que às vezes não têm alguém para ajudar com a medicação. “ É o meu segundo curso técnico, mas hoje está sendo mais gratificante porque estamos tendo um reconhecimento e uma  formatura belíssima e maravilhosa”, contou emocionada.

Fizeram parte da na mesa de honra a secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde do Amazonas, Diana Carla Pinto Lima, representando o governador Wilson Lima; Carlos Alexandre Veiga, presidente do Sindicato Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Amazonas (SINCOSAM); Karina Cerquinho, diretora da Escola de Saúde Pública de Manaus; Mariza Quercio Machado, apoiadora institucional da Região de Saúde Manaus, Entorno e Alto Rio Negro pelo COSEMS-AM; Diego Gnatta, coordenador do curso e representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Joana Cristina Costa, conselheira estadual de Saúde do Amazonas, titular.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página