Solenidade na Ufam marca conclusão dos cursos técnicos do Programa Mais Saúde com Agentes
Na manhã da última quinta-feira, 5 de fevereiro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebeu a cerimônia de conclusão dos cursos técnicos do Programa Mais Saúde com Agente. O evento reuniu 250 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) no Auditório Rio Amazonas, localizado no setor Norte. Ao todo, no estado do Amazonas, foram diplomados 2.706 ACS e 968 ACE. Com duração de 12 meses, modelo híbrido e carga horária total de 1.275 horas, os cursos tiveram como foco a atuação integrada na promoção da saúde, vigilância epidemiológica e fortalecimento da Atenção Primária.
A proposta do Programa é fortalecer a formação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a qualificação e a efetividade das ações nos territórios. O Mais Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), em parceria com Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS) com apoio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz Rio de Janeiro, representa uma ação estruturante da política nacional de educação técnica em saúde.
Durante a cerimônia, o secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo, destacou a importância de investir nos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “As políticas públicas só se concretizam quando alcançam a população, e os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias são os profissionais que estão mais próximos do cotidiano das pessoas”, destacou. Para o gestor, investir na formação técnica desses trabalhadores significa fortalecer a defesa da vida, o SUS e o cuidado diário com a população.
A reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, em seu pronunciamento, enfatizou que a cerimônia vai além da entrega de certificados e simboliza o compromisso com o território, com os saberes locais e com a construção de um sistema de saúde mais humano, preparado e presente diante dos desafios do Amazonas. “Vocês são profissionais que conhecem as pessoas e os territórios pelo nome, pelo rosto e pela história. A formação técnica amplia ainda mais a capacidade de transformar realidades”, destacou a reitora.
A reitora lembrou também que a Ufam mantém uma parceria estratégica e contínua com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, contribuindo de forma estruturante para a formação de recursos humanos, a inovação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “As iniciativas desenvolvidas pela Ufam articulam ensino, pesquisa, extensão e inovação, com impacto social e atenção especial às especificidades da Amazônia, de territórios remotos e de populações historicamente vulnerabilizadas”, relembrou.
Uma das formandas, Eucicleide Fernandes da Silva, 52 anos, falou que é muito gratificante poder levar conhecimento para as pessoas durante as visitas, oferecer os serviços e explicar a importância de temas como fazer um preventivo, de se cuidar, principalmente os idosos, que às vezes não têm alguém para ajudar com a medicação. “ É o meu segundo curso técnico, mas hoje está sendo mais gratificante porque estamos tendo um reconhecimento e uma formatura belíssima e maravilhosa”, contou emocionada.
Fizeram parte da na mesa de honra a secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde do Amazonas, Diana Carla Pinto Lima, representando o governador Wilson Lima; Carlos Alexandre Veiga, presidente do Sindicato Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Amazonas (SINCOSAM); Karina Cerquinho, diretora da Escola de Saúde Pública de Manaus; Mariza Quercio Machado, apoiadora institucional da Região de Saúde Manaus, Entorno e Alto Rio Negro pelo COSEMS-AM; Diego Gnatta, coordenador do curso e representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Joana Cristina Costa, conselheira estadual de Saúde do Amazonas, titular.

Redes Sociais