Ufam adere à Rede Alyne e integra curso nacional de especialização em Enfermagem Obstétrica
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, formalizou sua adesão à Rede Alyne, no âmbito do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica (CEEO/Rede Alyne), iniciativa nacional voltada ao fortalecimento e à expansão da enfermagem obstétrica no Sistema Único de Saúde (SUS). A adesão foi oficializada por meio de Acordo de Adesão, celebrado no contexto do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 181/2024, cuja instituição executora é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A especialização será executada no âmbito da Escola de Enfermagem da Ufam (EEM), sob a coordenação da professora doutora Maria Suely de Souza Pereira e vice-coordenação da professora Arinete Fontes Esteves. Com a assinatura do acordo, a Ufam passa a atuar como instituição coexecutora do projeto, integrando uma ampla rede de universidades e escolas de saúde de todas as regiões do país. A iniciativa tem como objetivo ampliar a formação de enfermeiros obstétricos, com foco na regionalização e interiorização da qualificação profissional, contribuindo para a melhoria da atenção obstétrica e neonatal e para o enfrentamento das desigualdades regionais no acesso à saúde.
A coordenadora do curso na Ufam, professora doutora Maria Suely de Souza Pereira, ressaltou a relevância da iniciativa para a região. “O Curso de Especialização em Obstetrícia da Rede Alyne é um marco para a nossa região na área da saúde da mulher, ao qualificar profissionais de Enfermagem com base nas políticas públicas do Sistema Único de Saúde. A adesão da Ufam é especialmente relevante, pois todo o processo de tramitação do convênio foi conduzido pela coordenação e vice-coordenação do curso, com o apoio incondicional do diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, professor doutor Esron Soares Rocha, que nos apoiou desde o primeiro momento para que essa parceria fosse firmada, fato hoje concretizado”, afirmou.
Ainda segundo a coordenadora, o curso terá início no dia 26 de janeiro de 2026, com aula inaugural às 16h, ocasião em que são esperadas autoridades locais e representantes dos municípios envolvidos. “Esperamos que os enfermeiros matriculados no Curso de Especialização em Obstetrícia da Rede Alyne, em parceria com UFMG, Ministério da Saúde, Ufam e Escola de Enfermagem de Manaus, aproveitem ao máximo essa oportunidade e aprimorem seus conhecimentos, aplicando-os em uma assistência de qualidade, em prol da vida”, concluiu.
Do ponto de vista institucional, a adesão à Rede Alyne representa um avanço estratégico para a Ufam. Segundo a professora Sheila Mota, assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade, a iniciativa está diretamente alinhada às diretrizes institucionais da Universidade. “Do ponto de vista da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas, a adesão à Rede Alyne constitui parceria estratégica alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam, ao fortalecer a formação qualificada, a integração entre ensino, serviço e território e o compromisso institucional com a redução das desigualdades regionais. Na condição de instituição coexecutora, em cooperação com a Universidade Federal de Minas Gerais e demais instituições da rede, a Ufam contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, promovendo a interiorização da qualificação em enfermagem obstétrica, em consonância com as diretrizes da política pública Rede Alyne e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 3 e o ODS 10, com impacto relevante no contexto amazônico”, destacou.
Como instituição coexecutora, a Ufam desempenhará um papel estratégico na implementação do projeto no contexto amazônico, sendo responsável pela execução das atividades acadêmico-pedagógicas do curso em sua sede, incluindo aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. A Ufam também será responsável a infraestrutura, a equipe docente e o apoio administrativo necessários, além de zelar pelo cumprimento das ações afirmativas e dos critérios de seleção previstos em edital.
De acordo com o Plano de Trabalho do projeto, o curso é ofertado na modalidade de especialização lato sensu, com carga horária total de 720 horas, envolvendo atividades teóricas, teórico-práticas e práticas em serviços de saúde. A proposta pedagógica prioriza a articulação entre ensino e serviço, fortalecendo o SUS e promovendo a qualificação das redes de atenção à saúde da mulher, do recém-nascido e das famílias nos diferentes territórios. O curso integra, ainda, a política pública Rede Alyne, coordenada pelo Ministério da Saúde, que busca reduzir desigualdades e qualificar a atenção obstétrica no país.
Redes Sociais