Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ISB/Ufam promove 4ª Edição do Natal Solidário na Comunidade Indígena Marajó
Início do conteúdo da página

ISB/Ufam promove 4ª Edição do Natal Solidário na Comunidade Indígena Marajó

Acessos: 109

O Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), por meio do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo em Saúde das Populações Amazônicas (Nespa) e da Liga Acadêmica de Saúde das Populações Amazônicas (Laspam), promoveu a 4ª edição do Natal Solidário na Comunidade Indígena Marajó, localizada no Lago de Coari, a 40 quilômetros de navegação da zona urbana. A ação foi realizada no último dia 7.

Coordenada pelos docentes Abel Santiago Muri Gama e Paula Andreza Viana Lima e realizada em parceria com Instituto Médicos dos Beiradões (IMB), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Coari e a empresa Transpetro, a atividade incluiu atendimentos de saúde e distribuição de medicamentos prescritos. Também foram promovidas ações de educação em saúde sobre reanimação cardiorrespiratória (RCP), incluindo um momento prático em que os adultos puderam realizar o treinamento em bonecos.

Foram abordados temas como a prevenção e os cuidados relativos à doença de Chagas e à dengue, quando os voluntários envolveram as crianças em uma atividade lúdica de identificação de focos e criadouros do mosquito transmissor. Houve ainda orientações sobre higiene pessoal e cuidados com a higienização de alimentos para o consumo. Na oportunidade, os cursos do ISB e formas de ingresso na Ufam foram divulgados.

Houve a distribuição de cestas básicas, itens de vestuário adulto e infantil e brinquedos para as crianças, produtos recebidos por meio de doações. A equipe também promoveu brincadeiras e ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos comunitários.

De acordo com o coordenador, professor Abel Santiago, a realização de ações como o Natal Solidário começa muito antes da chegada às comunidades. “Construímos uma grande equipe composta por alunos dos diversos cursos do Instituto, além de docentes e profissionais da saúde, que juntos, em prol da saúde e qualidade de vida dos povos tradicionais da Amazônia, não medem esforços para entregar um projeto alinhado com as necessidades da população”, disse.

O coordenador expressou seus agradecimentos ao NESPA e à LASPAM, sobretudo pelo apoio contínuo às ações voltadas à promoção da saúde e ao fortalecimento das comunidades amazônicas; ao IMB, que amplia o alcance das atividades assistenciais e educativas junto às populações ribeirinhas e indígenas, e à Transpetro, cuja colaboração foi essencial para a logística, o transporte e o suporte estrutural da ação, garantindo que materiais e equipe chegassem com segurança à comunidade.

Natal Solidário

É um projeto social promovido anualmente com o propósito de apoiar comunidades indígenas, ribeirinhas e outros povos tradicionais por meio de atividades educativas, recreativas e assistenciais. A ação busca aproximar a Universidade, a pesquisa e as comunidades locais, promovendo acolhimento, integração e valorização cultural.

Com isso, contribui para promover a melhoria das condições de saúde e bem-estar de populações em situação de vulnerabilidade social, por meio de doação de alimentos, ações de educação em saúde e oferta de consultas médicas e de enfermagem, visando a prevenção de doenças, o fortalecimento do autocuidado e a ampliação do acesso aos serviços básicos de saúde no município. Além disso, o projeto ajuda a divulgar a Ufam e a sua atuação nesses locais.

Com informações: Comunicação ISB

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página