Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Terceira edição do mutirão “Dia E” realizou quase 2 mil atendimentos no HUGV-Ufam, reduzindo filas do SUS
Início do conteúdo da página

Terceira edição do mutirão “Dia E” realizou quase 2 mil atendimentos no HUGV-Ufam, reduzindo filas do SUS

Acessos: 105

Manaus (AM) – Meta mais uma vez ultrapassada! A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados em um único dia nos hospitais. O HUGV-Ufam realizou 384 consultas, 1.344 exames e 180 cirurgias, na ação que realizada na aldeia São Félix, no município de Autazes (AM), nos dias 12 e 13/12, e em Manaus, no hospital, dia 13.

Em Autazes, a indígena Edney de Mendonça, da Aldeia Taquara, disse que as aldeias da região estavam aguardando muito pelos atendimentos: “Nós das aldeias estávamos precisando desse atendimento! Muitos casos aqui precisam de cirurgia, então, para gente está sendo muito bom, porque a gente esperava na fila do SisReg. Está sendo um dia muito bom, com a presença dos profissionais na Aldeia São Félix. Estão sendo muito atenciosos!”, declarou.

Na ação ocorrida em Manaus, a funcionária pública Claudecy Pimentel de Souza, 60, disse que aguardava por uma cirurgia de vesícula desde 2023: Tinha muitas crises e comecei a correr atrás de consultas e exames na UBS. Chegando aqui, fui atendida pelos médicos. Aqui é muito organizado! E essa ação ajuda as pessoas que mais precisam...comigo, graças a Deus está dando tudo certo, os funcionários têm me tratado maravilhosamente bem! Creio que o Governo Federal tem que continuar com esse patamar de atendimento.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.

Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde. 

Segundo Arthur Chioro, presidente da estatal, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.

Para o superintendente do HUGV-Ufam, Plínio Monteiro, o balanço das atividades evidencia o empenho coletivo e a integração das equipes envolvidas na ação. Segundo ele, as atividades desenvolvidas contaram com a participação direta de uma expressiva força de trabalho, formada por 39 médicos de diversas especialidades, 61 residentes médicos, 20 alunos de graduação em Medicina, 23 enfermeiros, 68 técnicos e auxiliares de enfermagem, além de 31 profissionais de outras categorias assistenciais. Também integraram a iniciativa um residente multiprofissional e dois alunos de graduação multiprofissional, reforçando o papel do hospital universitário como espaço de ensino, aprendizagem e atuação integrada.

“O resultado alcançado é fruto do esforço conjunto das equipes multiprofissionais, das unidades assistenciais e da gestão do HUGV, a quem agradeço pelo comprometimento e dedicação. Esse trabalho reafirma o compromisso institucional com a integralidade do cuidado, a qualificação da formação em saúde e uma atuação socialmente referenciada, em consonância com as diretrizes da Ebserh e com as necessidades da população atendida”, destacou o superintendente.

Ebserh em Ação

A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Reportagem: Danielle Campos e Aretha Lins

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página