Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Marcos Cereto, da Ufam, é homenageado pela Câmara Municipal pela trajetória acadêmica em comemoração ao Dia do Arquiteto
Início do conteúdo da página

Marcos Cereto, da Ufam, é homenageado pela Câmara Municipal pela trajetória acadêmica em comemoração ao Dia do Arquiteto

Acessos: 158

Comemorado hoje, 15 de dezembro, o Dia do Arquiteto foi festejado com uma homenagem prestada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) aos profissionais da área que fazem a diferença nessa área de atuação na cidade. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcos Cereto foi um dos homenageados na cerimônia ocorrida no último dia 10 deste mês, na Casa Legislativa do município.

Ele é docente e pesquisador da Ufam desde 2013 e foi o primeiro arquiteto atuante no Amazonas a ter o título de mestre. Além disso, o professor Cereto coordena o Núcleo de Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama), local onde sua equipe conduz pesquisas na área da arquitetura caracterizada pela regionalidade. Ele trabalha na pós-graduação e atua ainda para impulsionar a internacionalização no campo da arquitetura e do urbanismo na Universidade.

A iniciativa da homenagem foi do vereador Kennedy Marques Protetor e contou com a participação do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU), entidade que selecionou os arquitetos de maior destaque para serem agraciados. “Agradeço ao @cau_amazonas pela minha escolha como um dos homenageados devido a atuação na formação acadêmica e na contribuição com a cultura arquitetônica nesta cidade onde atuo há 25 anos. Isso fortalece ainda mais os caminhos para percorrer na @ufam__ e no @nama.amazonia. Compartilho essa alegria com todos que participaram e ajudaram nesse percurso”, postou o docente nas redes sociais.

“Eu estou em Manaus desde 2001, e vim aqui para exercer a docência. Fui o primeiro mestre em Arquitetura do Amazonas. Não havia ainda o curso na Ufam, então eu trabalhava em uma instituição privada, onde eu pude ser professor, coordenador de curso e, depois, diretor-geral dessa instituição. Saí em 2012 para trabalhar na Ufam, quando a Universidade realizou um concurso para professor de Arquitetura, e onde ingressei em 2013”, disse o professor.

"Foi uma grande satisfação receber essa homenagem, inclusive por ter sido o único professor da Ufam na lista. Isso veio em função de uma atuação acadêmica nesses 25 anos. Principalmente pela atuação no Nama em prol da difusão dessa arquitetura amazônica em seminários, exposições. Mais recentemente temos trabalhado pela pós-graduação e na internacionalização da Universidade nessa área. Eu acredito que isso tenha sido um ponto importante para essa escolha”, completou Cereto.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página