Nota de Pesar – Professor João Bosco Lopes Botelho
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor e médico amazonense João Bosco Lopes Botelho, ocorrido nesta terça-feira, 9 de dezembro, em Manaus, aos 75 anos.
Graduado em Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro (Unirio), o professor João Bosco especializou-se em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Estomatologia e Cancerologia pela PUC-RJ. Era doutor em Medicina pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI) e realizou pós-doutorados na Université Denis Diderot (Paris VII) e na Escola Superior de Guerra (ESG).
Na Ufam, foi Professor Titular do curso de Medicina, atuando de forma marcante na formação de gerações de profissionais da saúde. Também foi docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Professor Assistente da Universidade de Paris XI, Livre-Docente da Faculdade de Medicina de Valença e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Toulouse III.
Com dezenas de prêmios nacionais e internacionais, mais de 200 trabalhos científicos publicados e 16 livros, consolidou uma trajetória dedicada à ciência e ao ensino. Seu nome batiza o Centro Acadêmico de Medicina da UEA, reconhecimento à importância de sua contribuição acadêmica.
A Ufam se solidariza com seus familiares, amigos, colegas e admiradores, desejando força e serenidade neste momento de profunda dor. Seu legado permanece vivo na educação, na pesquisa e na Medicina amazonense.
Redes Sociais