Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professora Eyde Bonatto defende memorial e se torna a primeira titular do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos da FCA
Início do conteúdo da página

Professora Eyde Bonatto defende memorial e se torna a primeira titular do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos da FCA

Acessos: 50

No último dia 24 de novembro, a professora Eyde Cristianne Saraiva Bonatto teve o memorial acadêmico aprovado e, como resultado, tornou-se a primeira docente titular do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos, vinculado à Faculdade de Ciências Agrária da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam). A defesa ocorreu no Auditório Vitória Régia do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), no setor Sul do Campus Sede.

Sob a presidência da professora Maria Teresa Gomes Lopes, da FCA/Ufam, a Comissão Especial de Avaliação foi composta pelos seguintes titulares: Edvan Alves Chagas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que participou por vídeo conferência; Everton Rabelo Cordeiro, também da Embrapa; e  Ires Paula de Andrade Miranda, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A portaria n. 2674, de 18 de novembro de 2025, também definiu como suplentes a professora Norma Cecília Rodriguez Bustamante, da Ufam; e o professor Rafael Pio, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Carreira e reconhecimento

A trajetória da professora Eyde Bonatto, sintetizada no memorial intitulado "De menina da comunidade à cátedra: Trajetória e Contribuições para Ciências Agrárias ", é testemunho de que a universidade pública brasileira pode ser, ao mesmo tempo, espaço de excelência acadêmica e de transformação social.

Natural de Manaus, a docente graduou-se em Agronomia pela UFAM, obteve o título de mestre em Agronomia Tropical pela mesma instituição e concluiu o doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela ingressou no quadro efetivo de docentes da Universidade no ano de 2009.

Em dezesseis anos de magistério superior, a professora Eyde Bonatto consolidou uma atuação que transcende as fronteiras da sala de aula, pois consolidou atuação expressiva nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão e gestão. No âmbito do ensino, ministrou disciplinas nas modalidades presencial e a distância, atendendo aos cinco cursos de graduação da FCA.

Na orientação acadêmica, supervisionou trabalhos de conclusão de curso, estágios curriculares, monitoria, projetos de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico, além de atividades curriculares de extensão. Sua produção intelectual compreende artigos publicados em periódicos indexados, capítulos de livro, obras organizadas e trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e regionais.

As linhas de pesquisa desenvolvidas pela docente concentram-se na valorização da sociobiodiversidade amazônica, com ênfase no aproveitamento de resíduos agroindustriais, no desenvolvimento de produtos alimentícios a partir de espécies nativas e no estudo de fontes renováveis de energia para o meio rural. A relevância de sua contribuição acadêmica foi reconhecida por meio de diversas premiações e homenagens concedidas por instituições como a Câmara Municipal de Manaus, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o CREA-AM, a Fundação de Medicina Tropical e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam.

Já na dimensão administrativa, a docente exerceu diversas funções de gestão, incluindo a chefia do Departamento de Engenharia Agrícola e Solos, a vice-coordenação do curso de Agronomia, a coordenação do Laboratório de Bioenergia em sucessivas gestões e a presidência da Comissão Permanente de Pessoal Docente em múltiplos mandatos.

Além disso, ela atua como líder de dois grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): o Núcleo de Estudos de Engenharia Agrícola Aplicada (NEEAA) e o Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (Nusan). No Sistema Confea/CREA, representou a FCA junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas por período prolongado, tendo exercido a coordenação titular da Câmara Especializada de Agronomia.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página