Projeto Aluno Auditor premia melhores trabalhos estudantis
As equipes “Animais no Campus” e “Restaurante Universitário” conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na competição que encerrou as atividades desta primeira edição do projeto extensionista
Para encerrar a primeira edição, o projeto de extensão Aluno Auditor realizou a premiação dos melhore trabalhos de auditoria produzidos por estudantes de graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A banca de avaliação final dos produtos entregues pelas seis equipes e a premiação dos dois trabalhos mais bem avaliados ocorreu na segunda-feira, 24, no auditório da Faculdade de Direito (FD).
Durante o segundo semestre letivo de 2025, o projeto foi desenvolvido por um grupo de 65 graduandos dos cursos Agronomia, Geografia, Direito, Farmácia, Engenharia de Software, Música, Matemática e Educação Física, o Aluno Auditor alcançou um bom número as áreas de conhecimento, da Tecnologia às Ciências Agrárias. A coordenação das atividades ficou a cargo do professor Adriano Fernandes, da FD, que também é presidente da Comissão de Ética da Ufam, e pela TAE Luzia Albuquerque, membro da Comissão de Ética e de Auditoria Interna.
Ao abrir os trabalhos, o professor Adriano Fernandes destacou o empenho dos acadêmicos ao longo dos meses de atividades que incluíram tanto a formação teórico-conceitual quanto a prática de auditoria a partir de diferentes eixos temáticos. “Ficamos muito satisfeitos de ver como o trabalho de vocês já gerou frutos em tão pouco tempo. Já levamos uma equipe para apresentar o projeto na Suframa; e também já recebemos outros convites para compartilhar os resultados. Também é papel de vocês zelar pela Universidade para que ela possa atender bem toda a comunidade, identificar pontos de melhoria e propor soluções”, destacou ele.
Já a administradora Luzia Albuquerque, também coordenadora desse projeto, agradeceu a todos os envolvidos no processo que culminou nas entregas finais. Ela se dirigiu nominalmente aos representantes da Comissão de Ética, da Auditoria e da Ouvidoria da Ufam, os quais estiveram presentes durante as formações, aos sábados. “Meu reconhecimento se estende aos orientadores e a todos os servidores que ofereceram suporte ao longo do percurso. Este resultado é, sem dúvida, fruto de um verdadeiro esforço coletivo”, disse.
“A excelência dos relatórios e das apresentações elaboradas pelos estudantes evidencia o alto nível de dedicação empreendido ao longo do projeto. Os grupos realizaram visitas técnicas, coletaram dados, analisaram normas e transformaram preocupações do cotidiano em propostas reais de melhoria para a universidade. Foi muito gratificante acompanhar esse engajamento e a evolução de cada participante”, arrematou a TAE Luzia Albuquerque.
Iniciativas premiadas
Embora ambos os coordenadores do projeto tenham enfatizado que o mais importante foi o processo de ensino, aprendizado e prática de auditoria que considerasse o contexto da Universidade, a possibilidade de reconhecimento e premiação dos melhores trabalhos também impulsionou as equipes a se empenharem durante os últimos meses. Ao todo, seis equipes expuseram seus temas, problemas, metodologias de atuação e produtos educativos: 1. A importância da publicidade para as pesquisas; 2. Banheiros do setor Norte; 3. Cultura Institucional; 4. Ouvidoria; 5. Animais no Campus; e 6. Restaurante Universitário.
Cada equipe teve cerca de dez minutos para apresentar seus resultados, que foram avaliados por uma banca composta por três servidores da Ufam e representantes das unidades promotoras do projeto: pela Ouvidoria da Ufam, o TAE Lucas Nunes; pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), a professora Iraci Uchôa; e pela Auditoria da Ufam, o auditor-chefe, TAE Azenilton Melo da Silva.
Após as seis rodadas de apreciação, a banca decidiu que o grupo com o tema “Animais no Campus” foi o melhor entre os expoentes, logrando o primeiro lugar. A equipe é integrada por Antônio José Tupinambá Figueiredo do Valle, Rayssa de Mendonça Campos Chiroque, Iago Teixeira Nascimento, Franciane Menezes de Castro, Maria Fernanda Cidade Santos, Mariana Moraes Nascimento e Leonora Rolim. A egressa do curso de Direito da Ufam Maruska Soares Affonso foi a orientadora do trabalho vencedor.
Em segundo lugar e também premiada com troféus, a equipe que abordou o tema “Restaurante Universitário” é composta pelos discentes Elisy Rodrigues Valente, Evertom Ruiz dos Santos, Maria Clara Silva Souza, Maria Eduarda Albuquerque Bastos, Pedro Maurício de Brito Santos, Sophie Mika Fukushima e Thiago da Silva Oliveira. A orientação desse trabalho ficou a cargo da pró-reitora de Assistência Estudantil, professora Sandra Helena da Silva.
Sobre o projeto
O projeto integra as metas do Plano de Integridade da Ufam e é uma das estratégias adotadas pelos idealizadores para fortalecer a cultura de integridade na Instituição. As auditorias cívicas contemplam uma variedade de temas do cotidiano acadêmico, por exemplo, a estrutura física do campus, os serviços prestados – como o Restaurante Universitário, as práticas acadêmicas, as atividades de pesquisa e extensão, a atuação da ouvidoria e os mecanismos de transparência. Além disso, elas conseguem aglutinar aspectos relacionados à cultura institucional, à integridade e à vida universitária.

Redes Sociais