Afrânio Ferreira Neves Júnior defende memorial acadêmico para se tornar professor titular da Ufam
Na manhã desta terça-feira, 25, o professor Afrânio Ferreira Neves Júnior defende o seu memorial acadêmico, um dos requisitos para se tornar docente titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Com graduação, mestrado e doutorado em Agronomia, atualmente está lotado no Centro de Educação a Distância (CED), órgão suplementar da Universidade, local em cujo auditório ocorre a banca de defesa.
Na apreciação da defesa do memorial acadêmico que possibilita a ascensão ao último nível da carreira do magistério superior, o professor Afrânio Neves é avaliado pela Comissão Especial de Avaliação para Professor Titular instituída pela Portaria GR n. 2.541/2025, formada pelos seguintes membros: professor Hedinaldo Narciso Lima, da FCA/Ufam, como presidente; professora Sônia Sena Alfaia, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); professor Newton Paulo de Souza Falcão, do Inpa; e professora Maria do Rosário Lobato Rodrigues, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Ocidental. Como suplentes, a professora Maria Teresa Gomes Lopes (Ufam); e o professor Luiz Antônio de Oliveira (Inpa).
Currículo resumido
O professor Afrânio Neves possui graduação em Agronomia pela Ufam (2003), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo - USP/ESALQ (2006) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo - USP/ESALQ (2008). Ele também foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/MEC/CAPES (2008-2009).
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e conservação do solo, recuperação de áreas degradadas, indicadores de qualidade do solo e levantamento e classificação de solo. Atuou pelo MEC na supervisão e avaliação de polos de apoio presencial. Atualmente é avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e Certificador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, ele também atua como Avaliador de Curso do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM).

Redes Sociais