III Encontro Norte Nordeste do Parfor – transmissões do evento ocorrido nos dias 18, 19 e 20, na Ufam, já estão disponíveis
Em sua terceira edição, o Encontro Norte Nordeste do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (III EnneParfor) reuniu, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participantes Programa que são oriundos dessas duas regiões brasileiras. O evento congregou coordenadores institucionais, coordenadores de curso, coordenadores locais, professores formadores e beneficiários alcançados por essa política pública. Ao final, foi apresentada a “Carta de Manaus – Desafios e proposições para o avanço do Parfor no Norte e Nordeste brasileiro”. Transmissões feitas durante os três dias já estão disponíveis ao público numa página exclusiva no YouTube.
A programação do III Encontro regional, cujo tema foi “Parfor no Norte e Nordeste Brasileiro: Trajetórias, Desafios e Perspectivas”, contou com conferências, mesas-redondas, sessões que comunicação oral, painéis e exposição de obras bibliográficas sobre o Programa nessas duas regiões do País, além de atividades artístico-culturais. A iniciativa resulta da parceria da Ufam com as Universidades Federais do Piauí (UFPI), do Acre (Ufac) e com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
No primeiro dia, 18, a recepção e o credenciamento dos participantes ocorreram no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do campus Sede da Ufam. Em seguida, naquele mesmo local, foram realizados lançamentos de livros sobre o Programa, exposição de pôsteres, fotografias, trabalhos e materiais didáticos, seguidos de uma atividade artístico-cultural. Nesse mesmo dia, ocorreram outras três atividades: 1) Painel – Parfor 16 anos – consolidando conquistas e renovando compromisso com a redução das assimetrias e com o fortalecimento da equidade na formação de professores; Mesa 1 – A valorização de profissionais do magistério da educação básica sob o olhar das entidades; e Mesa 2 – 16 anos de Parfor - Experiências formativas nas regiões Norte e Nordeste: contextos e práticas.
Já no segundo dia de evento, a agenda consistiu em duas mesas de debates, apresentações de trabalhos, palestra, reunião do Fórum Forparfor, entre outras atividades. Pela manhã houve a Mesa 3 – Parfor Equidade - Experiências formativas nas regiões Norte e Nordeste: contextos e práticas e a Mesa 4 – O Parfor como objeto de estudo da pesquisa acadêmica stricto sensu nas regiões Norte e Nordeste. À tarde, as atividades foram estas: sessões de comunicação oral e exposição de pôsteres, a reunião do Forparfor, a palestra de encerramento ‘A formação de professores(as) da educação básica no contexto do nome PNE [Plano Nacional de Educação]’ e a Mesa de encerramento, intitulada ‘Parfor – proposições para a redução das assimetrias regionais e o fortalecimento da equidade na formação de professores(as)’.
Documentos históricos
Durante esse mesmo momento, foi apresentada a "Carta de Manaus", um documento que compila o conjunto de desafios e proposições para que o Parfor possa avançar, considerando o contexto das regiões Norte e Nordeste. Essa já é uma prática no encerramento dos encontros. Na primeira edição, ocorrida no ano de 2013, na capital do Piauí, os signatários assinaram a Carta de Teresina. Mais de dez anos depois, em 30 e 31 de maio de 2024, o segundo encontro foi realizado na capital paraense, Belém. Esse evento representou a retomada das articulações, reflexões e proposições inter-regionais pelos integrantes do Programa, sobretudo a missão de construir uma educação cidadã, inclusiva e comprometida com a redução das desigualdades sociais, conforme consta na apresentação desta edição de número três.
O IV EnnePafor também ocorreu nessa oportunidade e teve o objetivo de colocar não apenas as questões, mas as propostas e os encaminhamentos a respeito do Programa de modo contextualizado. O último dia de Encontro, 20, foi todo ele dedicado ao compartilhamento de vivências daqueles que, nesse intervalo de 16 anos, atuam no Pafor a partir das realidades do Norte e do Nordeste brasileiros.
Redes Sociais