ICB/UFAM comemora 55 anos com Semana Acadêmica sobre diversidade

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Ufam deu início à sua XV Semana Acadêmica , um evento que marca as comemorações dos 55 anos da unidade. Com o tema "Diversidade que Constrói: Ciência, Pesquisa e Extensão Integrados" , o evento ocorre de 10 a 14 de novembro e congrega estudantes dos cursos de Biologia, Biotecnologia e Ciências Naturais e serve como ponte para intercâmbio, integração e cooperação com outras instituições e a sociedade civil.
A cerimônia de abertura reuniu a comunidade acadêmica e autoridades, destacando o compromisso do ICB com a sustentabilidade e a inovação na Região Amazônica. A mesa diretiva foi composta pelo professor Geone Maia, vice-reitor da Ufam; professora Rozana de Medeiros Sousa Galvão, diretora do ICB; professor José Fernando Barcellos, vice-diretor do ICB; acadêmico João Roberto Alencar da Costa, Presidente do Centro Acadêmico de Biotecnologia (CABIOTEC/ICB); acadêmica Libna Laiany Multimo da Silva, Presidente do Centro Acadêmico de Biologia (CABIO/ICB); acadêmica Luciene Maximo Ferreira, representante do Centro Acadêmico de Ciências Naturais (CACIEN).
Em seus pronunciamentos, os representantes estudantis e a direção do Instituto ressaltaram a importância da pesquisa e da educação como pilares fundamentais para o desenvolvimento. Foi destacado que o evento recebeu mais de 80 trabalhos para apresentação em formato de painel e oral.
A abertura foi encerrada com a Palestra Magna proferida pelo Prof. Emérito Spartaco Astolfi Filho , que abordou o tema: "Evolução da Biotecnologia: Dos Primórdios até a Biotecnologia 4.0".
Programação do evento
O cronograma da Semana Acadêmica se estende por cinco dias, oferecendo uma variedade de minicursos, palestras, oficinas e mostras, cobrindo os eixos de conservação, empreendedorismo verde, bioeconomia e epidemiologia ecossistêmica.
Dentre as atividades em destaque, estão:
Minicursos e Oficinas (Segunda-feira, 10/11): incluíram temas como "PCR e Eletroforese" , "Na Água, No Solo e No Ar: O DNA Ambiental para Estudos da Biodiversidade" , e a oficina de "Educação para a Biodiversidade".
Palestras e Rodas de Conversa (Terça-feira, 11/11): a programação contou com as palestras "Projeto Rondon e a Extensão Universitária" e "Aconselhamento Genético" , além da Roda de Conversa "A CEUA e a Comunidade".
Ciência e Meio Ambiente (Quarta-feira, 12/11): os participantes puderam acompanhar as palestras "DNA Ambiental, Por Que Tanto Alarde?" , "Mudanças Climáticas" e "DNA Forense na Polícia Científica do Amazonas" , além da "Coleção Didática de Peças Anatômicas de Vertebrados".
Saúde Pública e Genética (Quinta-feira, 13/11): palestra "Saúde Única: o Bioma Amazônico e o Risco de Novas Pandemias" e a Mostra "Genética Promovendo Saúde: O Teste do Pezinho Pode Prevenir Danos à Saúde do Bebê?".
Biotecnologia e Desenvolvimento (Sexta-feira, 14/11): o último dia inclui as palestras "Biotecnologia e Novos Fármacos: Inovação que Transforma a Terapia" e "Intercâmbio e Cursos Externos" , o minicurso "Filogenética e Filogenômica" e a oficina "Cultura Indígena: Uma Aproximação com a Biologia do Desenvolvimento e os Saberes".
O evento conta ainda com exposições contínuas, como a de "Arborização Urbana/Mostra de Sementes e Divulgação Científica" e a "Exposição Botânica", que permanecem abertas ao longo da semana. O encerramento e as premiações estão previstos para a noite de sexta-feira (14/11).
Redes Sociais