Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Reitora da Ufam é nomeada para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

Reitora da Ufam é nomeada para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

Acessos: 76

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou, no Diário Oficial da União do dia 4 de novembro de 2025, a Portaria n. 9.572, que nomeia a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Tanara Lauschner, para integrar o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão de assessoramento superior responsável por propor diretrizes, prioridades e estratégias para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. O mandato vai até 3 de agosto de 2028.

O CCT é uma instância estratégica de formulação e acompanhamento das políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação, reunindo representantes do governo, da comunidade científica, do setor empresarial e da sociedade civil. O Conselho atua na orientação de programas e investimentos, na avaliação de resultados e na articulação entre diferentes setores para o fortalecimento do Sistema Nacional de CT&I.

“É uma honra integrar o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e contribuir para a construção de políticas públicas que valorizem a pesquisa científica e tecnológica em todas as regiões do país. Representar a Amazônia nesse espaço é uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de fortalecer a presença da região nas decisões estratégicas para o futuro da ciência brasileira”, destacou a reitora Tanara Lauschner.

A reitora finalizou lembrando que a composição plural do CCT garante que as decisões estratégicas em Ciência, Tecnologia e Inovação reflitam a realidade e o potencial de todas as regiões brasileiras, ampliando a representatividade e fortalecendo o diálogo entre governo, academia e sociedade.

Sobre o Conselho 
O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) é órgão de assessoramento superior do Presidente da República, no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para a formulação e a implementação da política nacional de desenvolvimento científico. Ele foi criado por meio do Decreto nº 75.241, de 16 de janeiro de 1975, teve estrutura aprovada pela Lei nº 9.257, de 9 de janeiro de 1996, e regulamentado pelo Decreto nº 11.474, de 6 de abril de 2023.

O objetivo do CCT é tornar a ciência, tecnologia e inovação um dos principais eixos estruturantes do desenvolvimento econômico e social do país, permitindo articular e planejar a política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página