Tanara Lauschner toma posse como reitora da Ufam em solenidade no MEC
“É um grande orgulho para nós ter uma universidade no estado do Amazonas, enraizada na Amazônia, que gera pesquisa, formação, extensão, ciência e inovação”, discursou o ministro da Educação Camilo Santana
Na quinta-feira, 6 de novembro, a professora Tanara Lauschner foi empossada no cargo de reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A cerimônia de posse ocorreu no edifício-sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), sob a presidência do ministro da Educação Camilo Santana. Visite a página do MEC no Youtube para assistir ao vídeo da solenidade.
Em seu discurso, a reitora recém-empossada destacou o orgulho por estar à frente de uma instituição formada pelo trabalho coletivo. “Hoje não é apenas a Tanara, reitora, quem fala, mas sim a voz de muitas pessoas que caminharam juntas até aqui, pessoas que acreditaram no coletivo e num projeto de universidade viva e transformadora. Aqui estão os estudantes das escolas públicas e os do interior do Amazonas. Aqui estão as mulheres, educadas por suas mães [...] e também todos os movimentos que fazem da Ufam essa universidade plural”, disse a professora Tanara Lauschner.
“Eu não tenho dúvidas da sua competência e de que você fará de tudo para que a Ufam possa crescer e honrar o significado de ser uma instituição federal presente na Amazônia. É um grande orgulho para nós ter uma universidade no estado do Amazonas, enraizada na Amazônia, que gera pesquisa, formação, extensão, ciência e inovação”, enfatizou o ministro da Educação. Embora o evento solene tenha ocorrido agora em novembro, todos os atos e decisões já realizados pela reitora têm plena validade.
Expansão

Além do Campus Sede, em Manaus, a Ufam tem unidades acadêmicas consolidadas em mais cinco municípios amazonenses: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. Outro importante passo nesse processo é a construção de um novo Campus, desta vez em São Gabriel da Cachoeira. Isso porque, em 2024, a Ufam foi contemplada com recursos federais para construir seu sétimo campus nesse município, o maior do Brasil em população indígena – lá, nove em cada dez habitantes são indígenas.
“Eu assumo a Reitoria da Ufam com profunda honra e o compromisso de fortalecer a autonomia universitária e expandir o acesso à educação superior pública e de qualidade. A Amazônia tem especificidades únicas. Projetos como o novo campus em São Gabriel da Cachoeira reafirmam nossa vocação para a inclusão e o respeito aos saberes e tradições locais, levando desenvolvimento e transformação social a todo o estado”, completou a reitora a respeito dos compromissos assumidos ao exercer o cargo.
A obra será custeada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal, e está em fase de licitação. As atividades acadêmicas do novo Campus estão previstas para iniciar já no ano de 2026, em espaço provisório.
Síntese curricular
Tanara Lauschner é graduada em engenharia elétrica pela Ufam, mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professora do Instituto de Computação (Icomp) da Ufam desde 2002 e já exerceu as funções de pró-reitora de Inovação Tecnológica da Universidade e diretora do Icomp. Além disso, atuou como subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
*Com informações do MEC e da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
**Foto: Angelo Miguel (MEC)
Redes Sociais