Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Anais da II e da III Mostras de Ciências Agrárias e Ambientais do INC, em Benjamin Constant, já estão disponíveis para consulta
Início do conteúdo da página

Anais da II e da III Mostras de Ciências Agrárias e Ambientais do INC, em Benjamin Constant, já estão disponíveis para consulta

Acessos: 81

Compilado de produções e vivências acadêmicas, científicas e sociais no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e do Ambiente do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam), os Anais da II e da III Mostras de Ciências Agrárias e Ambientais: Estágios e Práticas Curriculares e Disciplinares realizadas na Unidade de Benjamin Constant, no Alto Solimões já estão disponíveis no Repositório da Ufam (RIU). Os interessados podem fazer o download por meio deste link.

Logo na apresentação, informa-se que os trabalhos ali reunidos foram organizados em torno de eixos temáticos que dialogam com a vida real, quais sejam: a prática docente vivida nos estágios supervisionados; a valorização dos saberes tradicionais sobre plantas medicinais em quintais urbanos e comunidades indígenas; a investigação da agrobiodiversidade e suas expressões nos sistemas agroflorestais; e a dinâmica da pesca, da comercialização e da soberania alimentar ribeirinha.

Testemunhar encontros

Organizador do documento de 200 páginas, as quais contêm entre trabalhos completos e resumos, o professor Patrício Freitas de Andrade afirma, ao apresentar a obra, a sua importância ao trazer os relatos científicos, contribuindo como “testemunho de encontros” entre a Universidade e escolas, comunidades, quintais, feiras, mercados, rios e pessoas, claro. “[...] essas edições [da Mostra] representam o compromisso contínuo do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e do Ambiente com a formação científica, a valorização dos saberes locais e o fortalecimento da difusão do conhecimento na região de tríplice fronteira”.

Segundo o professor Andrade, essa obra coletiva reúne os trabalhos desenvolvidos por discentes e também por docentes do Instituto e cumprem a função de expressar “uma diversidade de pesquisas, práticas de extensão e experiências pedagógicas vivenciadas em comunidades rurais, indígenas e ribeirinhas”. O organizador do apanhado didático-científico sintetiza: “A publicação reafirma o papel da universidade pública como um espaço de diálogo entre ciência, cultura e território”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página