Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam realiza palestra sobre criação de Ouvidoria da Mulher como abertura da Semana dos Servidores
Início do conteúdo da página

Ufam realiza palestra sobre criação de Ouvidoria da Mulher como abertura da Semana dos Servidores

Acessos: 51

 

 

Na manhã desta terça-feira, 21, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), realizou a cerimônia de abertura da Semana do Servidor, em alusão ao Dia do Servidor Público a ser comemorado no dia 28 de outubro. A solenidade contou com a presença da diretora da Ouvidoria da Mulher, Ana Paula Machado Aguiar, ministrando a palestra sobre a Ouvidoria Feminina do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. A atividade ocorreu no auditório Rio Solimões, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

Em seu pronunciamento, o vice-reitor destacou a relevância do evento já que é o momento em que a Universidade reconhece o trabalho de seus profissionais sejam eles docentes ou técnico-administrativos em educação. “Essa programação foi pensada com muita dedicação pela equipe da Progesp para vocês, então, que vocês façam bom proveito, que façam boas reflexões e que possamos aproveitar esses três dias. A gente precisa desse momento. A gente precisa dessa reflexão, é um momento de integração, a gente precisa se conhecer melhor. Então, eu lembro, em especial, dos nossos colegas do interior, que também estão fazendo suas programações. Desejo que dessas discussões saiam também ideias para para que a gente possa aprimorar a Semana do Servidor porque a gente trabalha muito em prol da sociedade amazonense”, discursou.

De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, o objetivo principal da Semana do Servidor de 2025 é promover saúde e qualidade de vida, com foco principal na saúde mental dos servidores da Ufam. “Então, nós teremos muitas atividades voltadas para alcançar essa finalidade, como palestras, dinâmicas, e outras atividades. Nós vamos ter ginástica laboral, palestras relacionadas à saúde mental, saúde e qualidade de vida. Nós vamos ter também no último dia, inclusive aproveito para convidar todos, pois teremos a Caminhada e Corrida do Servidor e da Servidora”, detalhou. “Acredito que é o momento principalmente para nós nos confraternizarmos, aproveitarmos essa data, esse momento da Semana do Servidor para lembrar também que o mês de outubro é um mês com muitas comemorações, nós temos o Outubro Rosa, temos o Dia do Professor, temos o Dia do Técnico-Administrativo em Educação e também o Dia do Servidor Público e ainda o aniversário da cidade de Manaus, que é a sede da Universidade Federal do Amazonas. Eu queria agradecer a todos os servidores e servidoras da Universidade. Nós temos 116 anos, a Universidade é hoje uma referência na região, no estado do Amazonas, por conta de todos os que contribuíram para que ela chegasse até aqui”, completou. 

Palestra

Responsável pela Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Ana Paula Aguiar ministrou aos presentes a palestra “Ambientes saudáveis, relações humanizadas: a contribuição da ouvidoria para o equilíbrio emocional e a cultura de respeito na Ufam”. De acordo com ela, a ideia é que o serviço prestado no TCE sirva de modelo para a Ufam que adotará a mesma estratégia nos próximos meses.  “A parceria que está sendo desenvolvida entre a Ufam e o Tribunal de Contas é para a composição da Ouvidoria da Mulher da Ufam. Qual a importância de ter uma ouvidoria da mulher, como nós temos no Tribunal? A Ouvidoria da Mulher é importante porque a maioria do público da Universidade é composto por mulheres. E muitas vezes, a parte do assédio sexual principalmente, é muito difícil ser tratado numa ouvidoria geral. Tem que ter uma Ouvidoria da Mulher com mulheres para que mulheres acolham mulheres. A gente vê isso no nosso dia a dia no Tribunal, quando se trata de assédio moral, a mulher até aceita ser atendida por um homem, mas assédio sexual. Ela tem vergonha ”, disse. “É um campo muito grande, a gente conta com a parceria do Ministério Público que tem ajudado na parte criminal para quem encaminhamos as ações para que elas tenham uma movimentação maior  na parte criminal. Contamos também com a parceria da Ufam, com o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito, e também com a Faculdade de Psicologia, para que nos ajudem na área própria. A UEA também participa dessa mesma forma, então, é um conjunto  em que um órgão ajuda o outro e, assim, a gente  consegue trabalhar também a parte da psicologia que é muito importante porque eu acredito que 90% das mulheres que a gente atende estão com a saúde ambiental bastante abalada”, registrou.

Compuseram a mesa de honra do evento, o vice-reitor da Instituição, professor Geone Maia Corrêa, o pró-reitor da Progesp, técnico-administrativo em educação (TAE) Luiz Ferreira Neves Neto, a diretora do IFCHS, professora Iraildes Caldas Torres, o ouvidor-geral da Ufam, Raul Ferreira Spíndola, o representante da Comissão Permanente para prevenção e Combate ao Assédio Moral da Universidade, TAE Ronaldo Vitoriano Bastos, e a diretora da Ouvidoria da Mulher, Ana Paula Aguiar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página