II Semana dos Profissionais em Ensino de Física celebra os 100 anos da Mecânica Quântica com atividades voltada para práticas inovadoras e formação docente
Nos dias 7 e 8 de novembro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do o Polo 4 (Manaus/AM) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), realiza a II Semana dos Profissionais em Ensino de Física. A segunda edição tem como tema “100 Anos da Mecânica Quântica: Ensinar diante da Estranheza: Desafios, Tecnologias e Práticas Inovadoras no Ensino de Mecânica Quântica com Perspectiva CTS” e o evento é promovido em parceria o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF), com atividades distribuídas entre a Escola Estadual Terezinha Almeida e o Ifam/Campus Manaus Centro.
Com uma programação diversificada que inclui palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, a iniciativa busca fomentar o diálogo entre professores da educação básica, docentes universitários, mestrandos e estudantes de licenciatura, estimulando a integração entre ensino, pesquisa e extensão no campo da Física. Faça a inscrição no site do evento AQUI
Programação
Entre os destaques da programação estão temas contemporâneos como o uso de ferramentas de Inteligência Artificial no ensino de Física, robótica educacional com Arduino, computação quântica, peer instruction, além de abordagens interdisciplinares e maker para o ensino de conceitos complexos como mecânica quântica e relatividade restrita. O evento também abordará experiências inovadoras de ensino, como o uso de vídeos didáticos, simulações digitais (PHET Colorado) e laboratórios maker, explorando caminhos para uma aprendizagem mais significativa e acessível.
A abertura acontece na manhã do dia 7 de novembro, com a mesa “Equívocos Epistemológicos nas Interpretações Pré-Quânticas: Revisões Históricas de Planck e Bohr”, seguida de oficinas e debates ao longo do dia. No segundo dia (8), as atividades seguem com apresentações de projetos e práticas docentes voltadas ao ensino de Física moderna, incluindo a integração de tecnologias, metodologias ativas e perspectivas CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).
De acordo com o docente da Ufam e coordenador do PROFIS/Polo 4 Ufam/Ifam, professor Marcel Braga, a II Semana representa “um espaço de construção coletiva e de valorização da docência, com a formação científica e pedagógica dos educadores da região amazônica”. A expectativa é reunir cerca de 500 participantes diretos e alcançar mais de mil pessoas com as ações e desdobramentos da programação.
O evento conta ainda com a participação de projetos consolidados, como o PET-Física e o PIBID-Física, além de uma mesa-redonda com representantes de cinco escolas do projeto “Mais Ciência na Escola”, que compartilharão experiências sobre o desenvolvimento de produtos educacionais, atividades de pesquisa e extensão.
Redes Sociais