Proae abre consulta para mapear estudantes da Ufam com deficiência, autismo e altas habilidades
Manaus (AM) – A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou nesta segunda-feira (8) o lançamento de um levantamento para identificar alunos com deficiência, autismo ou altas habilidades/superdotação matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição.
A iniciativa busca a construção de um banco de dados que permita à Proae formular e implementar políticas de acessibilidade e desenvolver um acompanhamento específico para esse público, conforme previsto nas diretrizes de educação especial do Ministério da Educação (Mec).
Detalhes da iniciativa
-
O formulário de participação leva cerca de cinco minutos para ser preenchido.
-
Todos os dados recolhidos serão de uso exclusivo e confidencial da Proae, não estando sujeitos a divulgação pública individualizada.
-
O contato para dúvidas à respeito da ação foi disponibilizado: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Importância para a comunidade acadêmica
Ao mapear as demandas dos estudantes que se enquadram nos perfis investigados, deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades, a Ufam planeja medidas que possam garantir adaptação de currículos, estrutura física, tecnologia assistiva e serviços de apoio pedagógico.
Além disso, o levantamento contribui para cumprir o que estabelece a legislação federal sobre educação inclusiva, garantindo que nenhum estudante seja deixado à margem por falta de diagnóstico ou ausência de suporte institucional.
Se você é aluno da Ufam e se identifica com alguma das condições acima, a Proae convida para participar do processo, a fim de fortalecer a acessibilidade e a equidade no ambiente universitário.
Redes Sociais