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Proae abre consulta para mapear estudantes da Ufam com deficiência, autismo e altas habilidades

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Manaus (AM) – A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou nesta segunda-feira (8) o lançamento de um levantamento para identificar alunos com deficiência, autismo ou altas habilidades/superdotação matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição.

A iniciativa busca a construção de um banco de dados que permita à Proae formular e implementar políticas de acessibilidade e desenvolver um acompanhamento específico para esse público, conforme previsto nas diretrizes de educação especial do Ministério da Educação (Mec). 

Detalhes da iniciativa

Importância para a comunidade acadêmica

Ao mapear as demandas dos estudantes que se enquadram nos perfis investigados, deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades, a Ufam planeja medidas que possam garantir adaptação de currículos, estrutura física, tecnologia assistiva e serviços de apoio pedagógico.

Além disso, o levantamento contribui para cumprir o que estabelece a legislação federal sobre educação inclusiva, garantindo que nenhum estudante seja deixado à margem por falta de diagnóstico ou ausência de suporte institucional.

Se você é aluno da Ufam e se identifica com alguma das condições acima, a Proae convida para participar do processo, a fim de fortalecer a acessibilidade e a equidade no ambiente universitário.

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