IEAA - Curso de Agronomia realiza o II Workshop de Agronomia do Sul do Amazonas: Segurança Alimentar e Nutricional entre os dias 15 e 17 de outubro
Entre os dias 15 e 17 de outubro, o Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Humaitá, realiza o II Workshop de Agronomia do Sul do Amazonas: Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontece no Auditório do IEAA e é resultado de uma ação colaborativa entre o Centro Universitário e Cultural de Agronomia (CUCA), o Colegiado do Curso de Agronomia, a Associação Atlética Acadêmica Agroloucos e o grupo de pesquisa “Paleopedologia e Indicadores Edáficos Aplicados à Amazônia Brasileira” (PaleoInd Amazon Soils).
O objetivo é fortalecer a produção e a disseminação do conhecimento científico local, além de promover discussões sobre segurança alimentar e nutricional na Amazônia, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta é impulsionar práticas sustentáveis baseadas em evidências científicas, aproximando pesquisadores, agricultores, instituições e tomadores de decisão em um espaço de diálogo e integração. A programação completa inclui palestras, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e premiações.
O II Workshop de Agronomia do Sul do Amazonas: Segurança Alimentar e Nutricional é o resultado de uma ação colaborativa entre o Centro Universitário e Cultural de Agronomia (CUCA), o Colegiado do Curso de Agronomia, a Associação Atlética Acadêmica Agroloucos e o grupo de pesquisa “Paleopedologia e Indicadores Edáficos Aplicados à Amazônia Brasileira” (PaleoInd Amazon Soils).
Inscrições
As inscrições são on-line e gratuitas e podem ser efetivadas até o terceiro dia do evento e o público-alvo inclui discentes (educação básica e tecnológica, graduação ou pós-graduação), docentes, agricultores, pesquisadores e profissionais do setor, com expectativa de reunir cerca de 250 participantes.
Acesse o site do evento AQUI
Segundo o coordenador do evento e do curso, professor Deyvid Diego Carvalho Maranhão, docente do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do IEAA, o evento ajuda a conectar diferentes atores do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, criando um ambiente propício ao intercâmbio de experiências, à formação de redes colaborativas e ao surgimento de novos projetos voltados ao desenvolvimento regional.
Atividades
As palestras serão relacionadas aos seguintes aspectos: a) Vantagens da Produção de Alimentos da Agricultura Familiar; b) A Bubalinocultura para Geração de Renda no Sul do Amazonas; c) PANC´s e Soberania Alimentar: alternativas para uso na alimentação.; d) Solo Vivo, Amazônia Sustentável; e) A Ecofisiologia como pilar da restauração florestal; f) Como a Meliponicultura e Apicultura na produção de alimentos, geração de renda e conservação da biodiversidade; e g) Clima e Colheita: O Impacto das Mudanças Climáticas na Segurança Alimentar.
Serão ofertados também minicursos relacionados a diversas áreas como: a) Bases para o Manejo da Fertilidade em Solos Amazônicos; b) Segurança Alimentar na Produção Animal; c) Técnicas de Processamento e Agregação de Valor aos Produtos Agropecuários; d) Análise de Cobertura do Solo para Agricultura Familiar; e) Estratégias de cultivo de Açaí no sul do Amazonas.
Além de minicursos e palestras, haverá a apresentação de trabalhos em forma de Sessão Oral (Auditório Castanheiras) e a exposição em formato de Sessão Pôster (Hall do Auditório Castanheiras do Instituto). Por fim, haverá a premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados nas sessões oral e painel.
A vice-coordenadora do evento e presidente do CUCA, discente Cíntia Souza da Silva, destaca que participar do II Workshop é uma experiência muito enriquecedora. “É um momento de expandir o conhecimento, trocar ideias e sair da rotina da sala de aula. O evento proporciona aprendizado prático, novas perspectivas sobre a profissão e a oportunidade de interagir com colegas, professores e profissionais da área. Além de aprender, é um espaço de inspiração e motivação para continuar crescendo dentro da Agronomia”, finalizou.
Redes Sociais