Ufam conquista mais um pódio no JUBs 2025. Desta vez veio o bronze no handebol feminino
Com uma delegação formada por 29 atletas e competindo em cinco modalidades, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) conquista o seu segundo pódio na edição de 2025 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), cujas atividades seguem até este sábado, 18. A equipe da Ufam levou o bronze no handebol feminino e foi ao top 3 da modalidade nesse que é hoje o maior encontro esportivo universitário da América Latina e reúne os competidores selecionados nas etapas regionais. Na fase anterior dos JUBs, o estudante da Licenciatura em Educação Física Ryan Pablo Monteiro de Lima já havia conquistado a medalha de bronze no taekwondo, na categoria até 74 quilos.
Segundo a coordenadora de Esporte, Lazer e Cultura (CELC) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e dirigente oficial da delegação do Amazonas nos Jogos, TAE Klelia Santos, a preparação começa logo no início do ano, com a chamada para a seletiva interna, em conjunto com os técnicos e professores envolvidos no processo. “Nessa fase, vamos em busca dos atletas que atendam aos requisitos para participar dos Jogos Universitários, pois eles precisam estar regularmente matriculados na Instituição e cursando as respectivas graduações, precisam ainda estar dentro do limite de idade permitido, que é de 18 a 25 anos completos no ano vigente”, relata Klelia Santos.
Em seguida, vem o processo de preparação das equipes e dos competidores individuais. “Nos preparamos primeiro para a etapa estadual. Neste ano de 2025, as meninas do handebol foram campeãs novamente e a Ufam garantiu vaga para a fase decisiva, em Natal. Com isso, o professor intensificou os treinos, embora a equipe seja formada em grande parte por atletas que já estão em outros campeonatos, competindo por clubes. Isso ajuda a manter o ritmo até o nacional”, revela a coordenadora institucional, ao citar que, para esta edição, 26 competidores foram contemplados por meio de um edital específico para a participação em eventos esportivos para representar a Ufam.
Composto por 12 jogadoras, o time de handebol feminino da Ufam foi treinado pelo técnico João Carlos de Souza Granjeiro e pelo auxiliar técnico Lincoln Ramos Paz. Na avaliação do técnico da equipe, o caminho está sendo pavimentado, e o resultado foi a medalha de bronze. “Mesmo sem um time com muita vivência de conjunto, esse foi um resultado importante. Nós vamos trabalhar para ter mais eficácia e mais resultados, para buscar a medalha de ouro, e sabemos que isso requer investimento e tempo para seguir participando de competições que nos preparem para estar no mesmo nível das universidades que conseguem manter times competindo”, analisa João Carlos, ao revelar que, neste ano, só duas federais conseguiram chegar ao nacional, a Ufam e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cuja equipe foi vencida pela da Ufam na fase anterior à disputa pelo terceiro lugar.
Time de handebol feminino
- Anna Katarina Nunes Granjeiro
- Luane dos Santos Lopes
- Juliana Ferreira Martins
- Emily Khetlen Pessoa Venâncio
- Hemilly de Souza Araujo
- Cibelle Taveira Fernandes Dantas
- Anna Luiza Nunes Granjeiro
- Ana Júlia Teixeira Costa
- Juliana Teixeira Costa
- Ana Cristina Nunes Granjeiro
- Fabiany Penha Honorato
Notícia relacionada: Ufam leva 29 atletas aos Jogos Universitários Brasileiros, no RN
Redes Sociais