Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Discentes de Arquivologia da Ufam defendem trabalho a respeito de documentação sobre povos indígenas no XVII ECA
Início do conteúdo da página

Discentes de Arquivologia da Ufam defendem trabalho a respeito de documentação sobre povos indígenas no XVII ECA

Acessos: 165

"Sem um diagnóstico prévio, torna-se difícil compreender a real dimensão do acervo, colocando em risco tanto a integridade física dos documentos e dificultando a transparência e a prestação de contas à sociedade", afirmaram os estudantes Gabriel Botelho e Wilson Dantas, ambos do curso de Arquivologia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam), em defesa de trabalho durante o XVII Encontro Catarinense de Arquivos, nos dias 13 e 14 de outubro.

O texto defendido pelos graduandos, intitulado “Diagnóstico Arquivístico na Fepiam: base técnica e política para a implantação de um programa de gestão de documentos”, apresenta o desenvolvimento de um diagnóstico arquivístico do acervo documental da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam). O objetivo do projeto é realizar um levantamento histórico e administrativo acerca dessa Fundação e mensurar o seu acervo, processo esse capaz de lançar as bases para a implantação de um programa de gestão documental na entidade.

A consolidação dessas ações permite não apenas fortalecer a gestão administrativa do acervo produzido pela Fepiam e daquele sob a sua guarda, mas tem o escopo de garantir a preservação de um material de valor histórico, étnico, cultural e social. “Por meio desse processo arquivístico, é possível registrar as memórias relacionadas aos povos indígenas no estado do Amazonas”, esclarecem os autores na divulgação da proposta.

O trabalho levado pelos jovens estudantes de Arquivologia ao evento catarinense está vinculado a um projeto coordenado e orientado pelo professor Rodolfo Azevedo, também da FIC/Ufam. A atividade mais ampla é concretizada por meio de uma parceria entre o Laboratório de Organização e Representação de Documentos e Informação (Lordi) e a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), que também é a entidade onde os pesquisadores desenvolvem as ações de forma direta.

Divulgação científica

O XVII Encontro Catarinense de Arquivos, ocorrido entre os dias 13 e 14 de outubro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi promovido pela Associação de Arquivistas do Estado de Santa Catarina, em parceria com a própria Alesc, o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do curso de graduação em Arquivologia daquela Instituição.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página