Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudante da FES conquista prêmio nacional de cidadania financeira
Início do conteúdo da página

Estudante da FES conquista prêmio nacional de cidadania financeira

Acessos: 241

“O impacto do desempenho ESG na reputação corporativa: evidências empíricas do mercado brasileiro”, este foi o título do trabalho de conclusão de curso do estudante de Administração, Henrique Aguiar, vencedor do terceiro lugar do Prêmio Raymundo Magliano Filho de Cidadania Financeira (PRMF), modalidade Pesquisas Acadêmicas, promovido pelo Instituto Norberto Bobbio, categoria Desigualdades, Acessos e Cidadania Financeira. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 6 de outubro, na Arena B3, em São Paulo. 

O Instituto Norberto Bobbio é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fortalecer a sociedade civil e aprofundar a experiência democrática no país. Uma de suas iniciativas, o PRMF, criado em 2023, com a primeira edição em 2024, visa reconhecer trabalhos acadêmicos em âmbito nacional que desenvolvam pesquisas relacionadas à cidadania financeira e à promoção da democratização do mercado de capitais. Participaram professores e estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolveram projetos entre 2021 e 2024, concorrendo em três categorias: Educação Financeira, Proteção do Investidor e Eficiência Regulatória e Inovação e Inclusão Financeira. Os vencedores receberam prêmios em dinheiro, com valores de até R$10 mil por categoria. 

“Receber esse reconhecimento pelo meu TCC é muito especial. Representa todo esforço, dedicação e aprendizado que coloquei nesse trabalho, mas também reforça a importância de acreditar que a pesquisa acadêmica pode gerar impacto positivo na sociedade”, relata o acadêmico. “Ver esse reconhecimento nacional é uma alegria imensa e uma motivação para continuar aprendendo, contribuindo e mostrando que a pesquisa acadêmica pode gerar impactos positivos na sociedade, fortalecendo práticas sustentáveis e a cidadania financeira. Sou profundamente grato a Deus, que me guiou em cada etapa, à minha família, que sempre me apoiou e incentivou, e à minha orientadora, professora Ana Moxotó, cujo acompanhamento, paciência e confiança foram fundamentais para que esse trabalho fosse realizado com excelência”, completou.

Responsável pela participação de Henrique no PRMF 2025, a professora Ana Motoxó viu no trabalho o diferencial necessário e sugeriu a inscrição ao estudante. “A conquista do Henrique Aguiar no prestigiado Prêmio de Cidadania Financeira é a clara materialização do esforço coletivo e estratégico do Departamento de Administração da Ufam. Essa vitória nacional ressalta a qualidade do preparo rigoroso dos nossos alunos, fruto de um corpo docente que acredita e investe no potencial individual, formando pesquisadores de alto impacto. Ao destacar um tema de vanguarda como ESG, a Ufam afirma a soberania científica do Amazonas e da Região Norte, provando que a ciência feita aqui dialoga e compete de igual para igual nos mais altos ambientes acadêmicos e de mercado do país. Em última análise, essa premiação reconhece nosso compromisso em gerar saberes relevantes e contemporâneos que promovem a cidadania financeira e a inclusão”, expôs.

Na pesquisa, Henrique Aguiar analisou 46 empresas brasileiras listadas no Monitor de Reputação Corporativa (Merco) em 2023 buscando compreender como o desempenho em ESG (da sigla em inglês para Environmental, Social and Governance/português: Ambiental, Social e Governança) influencia a reputação das organizações. Os resultados mostraram que empresas com práticas ESG mais conscientes tendem a ter uma reputação mais consolidada, indicando que responsabilidade social, ambiental e boa governança fortalecem a confiança do público e geram impactos positivos para a sociedade. “Meu TCC nasceu da convicção de que práticas ESG podem ir além do ambiente corporativo e contribuir para o fortalecimento da cidadania financeira no Brasil. Esses três pilares refletem o compromisso das empresas com práticas sustentáveis, responsabilidade social e uma gestão ética e transparente. De forma simples, o ESG propõe que o sucesso de uma empresa vá além do lucro, considerando também o impacto que ela gera na sociedade e no meio ambiente”, explicou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página