Quadriênio 2025-2029: Faculdade de Medicina empossa nova diretoria
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, no Auditório Dr. Zerbini, a solenidade de posse da nova Diretoria da Faculdade de Medicina para o quadriênio 2025-2029. Foram empossados o professor Edson de Oliveira Andrade no cargo de Diretor, e o professor Fernando Luiz Westphal como Vice-Diretor.
A cerimônia, presidida pela reitora, professora Tanara Lauschner , contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), professor Plínio Monteiro, a coordenadora do curso de Medicina, professora Elizabeth de Andrade Nogueira, e a professora Decana do Curso de Medicina, Maria do Socorro Lucena Cardoso. Participaram também da solenidade o ex-reitor da Ufam, professor Hidembergue Frota, a diretora da Faculdade de Odontologia, Carina Toda, a diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, Iraildes Caldas, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Luiz Neto, e a pró-reitora de ensino e graduação, Silvia Conde.
Durante o seu pronunciamento de posse, o vice-diretor da Faculdade de Medicina, professor Fernando Luiz Westphal, manifestou ser uma grande honra assumir o cargo e ressaltou que a nova gestão terá como meta uma administração proativa e o resgate do convívio acadêmico presencial dos alunos. O vice-diretor lembrou sua trajetória na UFAM, iniciada em 1988 como residente de cirurgia geral, e homenageou o Dr. Zerbini, destacando que as primeiras lobectomias e pneumectomias no Amazonas foram realizadas por orientação do médico que dá nome ao auditório.
O diretor reeleito, professor Edson de Oliveira Andrade destacou seu compromisso com a universidade, mencionando que está renovando o mandato e que a sua função é um compromisso social. O diretor indicou que sua nova gestão focará em aquisição de equipamentos e melhorias estruturais, além de um ambiente de trabalho colaborativo.
Já o professor Plínio Monteiro, superintendente do HUGV, parabenizou os eleitos e reforçou o papel do hospital como um ambiente de formação para cursos de graduação e de pós-graduação. O professor destacou o papel do HUGV como um ambiente não só de aprendizado, mas também de inovação e de assistância médica à população.
A reitora, professora Tanara Lauschner, reiterou a importância da Faculdade de Medicina para a formação de médicos comprometidos com a saúde do estado e destacou que a gestão da Faculdade de Medicina deve ser um território de exercício da democracia, onde se respeitam as diferenças. A professora Tanara também afirmou que a Reitoria está empenhada em aproximar o HUGV das unidades acadêmicas da área da saúde. A reitora também mencionou os esforços para melhorar a taxa de ocupação dos leitos do HUGV e criar mais campos de prática e residências para os estudantes.
Redes Sociais