Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Software desenvolvido na Ufam conquista prêmio de inovação tecnológica
Início do conteúdo da página

Software desenvolvido na Ufam conquista prêmio de inovação tecnológica

Acessos: 64

Na noite da última quinta-feira, 9 de outubro, em Porto Alegre (RS), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebeu, por meio da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), na modalidade Programa de Computador, o prêmio de Inovação do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). O software premiado, na categoria regional, foi o Sistema de Identificação de Propriedade Intelectual (SIPPI). 

O Sistema de Identificação de Propriedade Intelectual (SIPPI) é uma plataforma desenvolvida para auxiliar usuários a identificar os ativos de propriedade intelectual e também a orientá-los sobre como proteger os diferentes tipos por meio de um quiz interativo. É um sistema dedicado à identificação de proteção de propriedade intelectual que guia os usuários por uma série de perguntas, ajudando a determinar se a criação é uma invenção patenteável, um direito autoral, uma marca, um desenho industrial, entre outros tipos de proteção.

Acesse AQUI

De acordo com o pró-reitor da Protec, professor Dalton Vilela, o software SIPPI é uma iniciativa relevante da Ufam por diferentes motivos. “Foi a primeira transferência de tecnologia não onerosa realizada pela Ufam para uma instituição (Idesam) sem fins lucrativos de forma não exclusiva; foi uma iniciativa de docentes de um programa de mestrado, Profnit, orientados pela professora Célia Simonetti, o que reflete a capacidade de desenvolvimento de soluções por nossos pós graduandos. A premiação ainda destaca a relevância do software para auxiliar na compreensão e tratativa de propriedade intelectual, o que é fundamental para elevar os níveis de inovação no Brasil”, destacou o pró-reitor.

O Sistema foi desenvolvido pelos mestrandos da turma de 2023, no decurso da disciplina Oficinal Profissional, realizada pela professora Célia Simonetti, do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), ponto focal da Ufam. 

Como funciona? 

Ao iniciar o quiz, o usuário responde a perguntas sequenciais que avaliam as características de sua criação. Cada resposta direciona a próxima pergunta, tornando o processo intuitivo e adaptado às especificidades da criação apresentada. O sistema abrange tópicos como patenteabilidade, originalidade, aplicabilidade industrial e outras categorias de propriedade intelectual. Além de fornecer diagnósticos precisos, o SIPPI inclui seções de política de privacidade e termos de uso, garantindo a transparência e a segurança dos dados dos usuários.

De acordo com a professora Célia Simonetti, a disciplina do PROFNIT foi criada, justamente, para que os alunos vivessem as condições das demandas do mercado. “Nesse sentido é possível dimensionar que a forma como o problema foi exposto possibilitou que os conhecimentos obtidos pelos discentes fossem alinhados com a proposta do sistema desenvolvido, resultando em uma resposta objetiva e pragmática. Isso possibilitou a devolutiva de uma solução que atendeu não só ao propósito das questões expostas pelo IDESAM, como uma ferramenta que pode ser utilizada por todos os membros da sociedade que necessitarem avaliar a proteção de sua invenção”, explicou a docente.

A professora destacou ainda a relevância do software desenvolvido. “Enquanto uma ferramenta que possibilita identificar a proteção de uma inovação, o software representa uma criação brasileira para incrementar a questão da propriedade intelectual, o que é muito relevante para nossa região e país”, enfatizou a docente.

Segundo a servidora da Protec e representante da Ufam durante a premiação, Maria do Perpétuo Socorro de Lima Verde, a Ufam escreveu a tecnologia Programa de computador ou software que foi registrada pela Protec. “Preenchemos o formulário, anexamos o Documento Descritivo do caso, foi avaliado e selecionado. Essa tecnologia agiliza o processo de identificação de Propriedade Intelectual, auxiliando a constituir um diferencial neste processo”, finalizou. 

Sobre o Fortec

É uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, de representação dos responsáveis nas universidades, institutos de pesquisa, instituições gestoras de inovação e pessoas físicas, pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos de inovação tecnológica (NITs), agências, escritórios e congêneres.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página