Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ICE, Icomp e parceiros discutem tecnologia quântica na região Norte no I “Amazonian Quantum Computing and Communication Workshop”
Início do conteúdo da página

ICE, Icomp e parceiros discutem tecnologia quântica na região Norte no I “Amazonian Quantum Computing and Communication Workshop”

Acessos: 202

 

Em comemoração ao Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica (IYQ) promovido pela ONU, e para celebrar resultados de pesquisa e parcerias científico-tecnológicas, o Instituto de Ciências Exatas e o Instituto de Computação da Ufam realizam a primeira edição do “Amazonian Quantum Computing and Communication Workshop (AQCCWo) 2025”, que reúne pesquisadores, estudantes e representantes da indústria para explorar os avanços e desafios das tecnologias quânticas, com foco em computação e comunicação quânticas. O evento ocorre no Auditório Rio Javari, na Faculdade de Tecnologia, situado no setor Norte do campus universitário de Manau, e tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias, divulgar resultados de pesquisas científicas, fortalecer a colaboração entre academia e setor produtivo, e, discutir estratégias para o desenvolvimento de soluções inovadoras que impulsionem a região amazônica no cenário científico e tecnológico global.

O workshop faz parte de uma iniciativa quântica amazônica que envolve outros eventos relacionados à temática e ocorrem até sábado, sendo o evento do ICE e do Icomp o workshop científico dessa iniciativa. Promovido pela primeira vez, ele será realizado durante todo o dia até às 19h, e também é um pré-evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Ufam. “Esse ano, a Unesco, portanto a ONU, declarou o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica. Então, estamos celebrando este ano com esse evento. Diversas ações foram conduzidas ao longo do ano. Tivemos um workshop com Yantan Digital com ações voltadas para educação básica e para mulheres em áreas tecnológicas. E hoje é um evento focado em computação quântica, esse boom da computação quântica que está revolucionando a área tecnológica e vai revolucionar a indústria e o mercado. Comunicação quântica e outras tecnologias. Temos diversos palestrantes que vão falar de física quântica, química quântica molecular, sobre kilobits topológicos, sobre a inserção de tecnologias quânticas no setor produtivo em termos de inovação tecnológica. Então está bem amplo e interessante para cobrir tanto o interesse de quem quer entrar na área para estudar e pesquisar sobre quanto aquele profissional que quiser se atualizar e incorporar essas tecnologias em suas expertises”, informa a coordenadora do workshop, professora Rosiane Freitas Rodrigues. “Além da Ufam, temos o Instituto Militar de Engenharia e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, esses são os organizadores. E parceiros temos vários, da indústria e do governo. Então, temos a Venturos, uma empresa de tecnologia,a Famatec, a Fundação Paulo Feitosa, a Associação do Polo Digital de Manaus e diversos órgãos do Exército Brasileiro e do governo do Estado do Amazonas”, completou.

Compondo a mesa de honra do “I Amazonian Quantum Computing and Communication Workshop (AQCCWo) 2025”, o reitor em exercício, professor Geone Maia, procedeu a abertura do evento e enfatizou a importância do tema. “Quero parabenizar esse evento pela aproximação, ouvir o tenente programado dizer que é a primeira vez que ele está na Ufam, isso mostra para a gente que é importante traçar junto com os outros órgãos essa aproximação, para que a gente avance cada vez mais nos nossos estudos das tecnologias quânticas da Universidade Federal do Amazonas junto com nossos parceiros”, declarou. “A computação quântica, a tecnologia quântica vem para revolucionar a saúde, vem para revolucionar materiais, vem para revolucionar o setor energético, e é isso que a gente precisa discutir dentro da nossa Universidade. Dito isso, é um desejo que vocês possam atingir os objetivos, eu sei que vocês vão expor resultados, vão discutir aqui os avanços e os desafios das tecnologias quânticas, e promover esse intercâmbio de ideias, além de discutir novas estratégias para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área quântica. Então, eu desejo sucesso a todos, que todos participem quando eles entram nesse evento grandioso”, expôs.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas da Ufam, professor  Túlio Gadelha discorreu em seu pronunciamento aos presentes sobre a participação do ICE no workshop. “O professor Hidembergue Frota é referência no tema, então, o ICE se sente honrado em estar aqui presente e muito bem representado por esse grupo de professores. O nosso instituto é composto de várias áreas, a de química, de física, de matemática, de estatística, então tudo tem uma ver com esse tema importantíssimo que hoje está celebrando a tecnologia quântica. Então desejo sucesso e bom trabalho a todos”, declarou.

O presidente-coronel Vitor Andrezo, do Instituto Militar de Minas Gerais, também prestigiou a abertura do evento e discorreu um pouco sobre a parceria entre a Ufam, por meio do Icomp, e o Exército Brasileiro. “É um prazer enorme estar aqui presente. Na minha fala, eu gostaria muito de agradecer o convite, porque eu estou finalmente conhecendo a Ufam. É um prazer muito grande conhecer esse instituto de pesquisa. Porque a gente está numa parceria que foi sendo produzida naturalmente. Não foi nem planejada, mas foi crescendo muito bem. Já estamos com uma pesquisadora do projeto aqui, com bolsa do projeto. E eu creio que a gente vai conseguir muito em breve resultados bastante interessantes. É muito bom ver esse primeiro evento acontecendo. E creio que vai ser o primeiro de muitos. Aconselho a todos a tentar mantê-lo, sei que dá muito trabalho, mas eu já estou provocando aqui”, disse.

O diretor de tecnologia da Venturas, Marcelo Abreu, abordou em sua fala a necessidade de o Brasil dominar a tecnologia quântica o quanto antes. “É muito importante a gente poder falar sobre computação quântica. Este é o ano da tecnologia quântica. A computação quântica não é fácil, inclusive é difícil, eu brinco. Então, é importante a gente ter essas iniciativas. Eu olhei a programação e está fantástica. Eu faço um paralelo, vamos ficar com ele na cabeça. A tecnologia quântica está em 2025 como a energia nuclear estava em 1940. Quem dominou essa tecnologia, dominou. Quem não dominou, não pôde mais. E hoje o Brasil já vive algumas limitações de equipamentos, de participação em fóruns internacionais por conta da importância e da criticidade que é dominar as tecnologias quânticas. Então, é necessário que a região norte, que o Brasil, estude e domine todas as tecnologias quânticas. Estou falando de sensores, de comunicação e de computação”, ressaltou. 

A Ufam e as tecnologias quânticas 

Na Ufam, um expoente em Física Quântica é o professor Hidembergue Ordozgoith Frota, informa a professora Rosiane Freitas. “Ele também é ex-reitor da Ufam e dará a palestra de abertura e, portanto, há muito tempo vem trabalhando com Física Quântica”, detalha. “Agora criaram um curso de Engenharia Física que é muito voltado para Física Quântica. Temos o Programa de Pós-Graduação em Física e, bem, dentro do Instituto de Computação, temos conduzido em parceria com esses colegas a computação quântica, comunicação quântica, tecnologias quânticas, já temos trabalhos de mestrado, de iniciação científica, artigos científicos publicados. Na semana passada foi apresentado no principal congresso de inteligência artificial, um trabalho de quantum learning, então nós estamos muito inseridos dentro desse contexto de ciência e tecnologia, com pesquisa científica de alta qualidade, fazendo parte da comunidade científica e embarcando nessa onda, tentando entender, lidar, divulgar e contribuir com o desenvolvimento dessa área”, destacou. “Agradecemos o apoio de todos e gostaríamos de convocar todos para que venham hoje, mas que também possam ter acesso ao material que vai ficar disponível depois e nos procurem para se inteirar mais sobre esse grande boom”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página