Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docente da Ufam lança livro na Semana Internacional da Pessoa Idosa em São Gabriel da Cachoeira
Início do conteúdo da página

Docente da Ufam lança livro na Semana Internacional da Pessoa Idosa em São Gabriel da Cachoeira

Acessos: 74

O docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Hércules Campos, na última quarta-feira, 2 de outubro, lançou o livro “Envelhecimento Rural no Brasil nas barrancas do Amazonas" da editora Portal do Envelhecimento, em São Gabriel da Cachoeira, durante a Semana Internacional da Pessoa Idosa. O evento foi realizado pela  Prefeitura de Sâo Gabriel da Cachoeira  e comemorou o Dia Internacional da Pessoa Idosa. 

Além do lançamento do livro, o professor também proferiu palestra sobre a década do envelhecimento saudável preconizada pela Organização Mundial de Saúde e capacitou um grupo de profissionais do Sistema Único de Saúde para avaliação da cognição, funcionalidade e propósito de vida da pessoa idosa atendida na Atenção Primária da cidade.

"Foi um momento único e que ficará na minha memória, além de conhecer a cidade, que é linda, encontrei pessoas altamente comprometidas com a pessoa idosa. Acredito que esse seja um dos papeis da Ufam que é atuar para além dos seus muros. Essa ação foi em parceria com a Prefeitura, mediado pela nossa egressa e fisioterapeuta a indígena Ohanna Cristiny e nossa Liga de Estudos e Intervenção de Fisioterapia em Gerontologia (LEIFIG), ligada ao Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Ufam, em Coari, e reconhecida pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia", destacou o professor.

Sobre o livro “Envelhecimento Rural no Brasil nas barrancas do Amazonas" 

Publicado em 2024, o livro é fruto de uma lacuna em publicações sobre envelhecimento rural. “Decidi escrever, organizar e gerir, com minhas parceiras Yandra Alves e Beatriz Fraga, esta obra Envelhecimento Rural no Brasil e nas Barrancas do Amazonas, que envolve profissionais de  diversas áreas do conhecimento, todos e todas com interesse na temática do envelhecimento rural. Temos falas de diversas áreas: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Assistência Social e Letras; além disso, temos mestrandas e mestrandos; doutorandas; cientistas; doutores e doutoras. Todas essas vozes têm o mesmo objetivo: dar evidência aos velhos e velhas que envelhecem pelos recantos do Brasil e do meu amado Amazonas”, explicou o professor Hércules Campos.

O professor e pesquisador falou ainda que essa é uma obra que está longe de esgotar o assunto, mas que é, antes de tudo, provocativa, que nos faz pensar sobre realidades que, talvez, nunca tenham feito parte do nosso imaginário. “Vocês irão se surpreender com o modo que esses velhos e velhas envelhecem, há muitos desafios, mas por outro lado, há muitas potencialidades”, finalizou.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página